Marinha do Brasil e de outros 19 países visitam Complexo Naval de Itaguaí
A Marinha do Brasil e outras 19 delegações do grupo das Marinhas Amigas visitaram recentemente as instalações do Complexo Naval de Itaguaí (CNI). No encontro, os representantes das forças das 20 nações acompanharam uma palestra sobre o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) e conheceram o seu sistema de construção das embarcações.
Inclusive, os visitantes puderam conferir a atual etapa de construção dos submarinos Humaitá e Tonelero, que ainda não tem data de finalização – recentemente, o Prosub entregou o Riachuelo.
FORMAÇÃO DE TRIPULANTES
Os visitantes passaram ainda pelo Departamento de Treinadores e Simuladores (DTS), onde tripulantes do Riachuelo recebem formação e adestramento mediante treinamento com os Simuladores Tático e de Imersão.
LEIA MAIS: Marinha recebe o submarino Riachuelo, o sexto de sua frota
LEIA MAIS: Nuclep e ICN celebram entrega do submarino Riachuelo
O evento, que aconteceu no último dia 8 e fez parte das comemorações pelo Bicentenário da Independência do Brasil, teve o objetivo de apresentar a infraestrutura e as potencialidades industriais do CNI às Marinhas Amigas. Dentre elas, construção, operação e manutenção de submarinos e de outros meios navais.
Além da Marinha do Brasil, o encontro teve a participação também dos representantes dos seguintes países: Argentina, Camarões, Guiana, Namíbia, Peru, Rússia, Uruguai, Angola, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Moçambique, Nigéria, Países Baixos, Paraguai, Senegal e Turquia.