Mangaratiba sedia Congresso Nacional Brincar
Nos dias 25 e 26 de agosto, Mangaratiba se transformou no epicentro do conhecimento educacional ao sediar o prestigioso Congresso Nacional Brincar. O evento, que reuniu mais de 500 profissionais da rede municipal de ensino e de diversas cidades do país, aconteceu no distrito de Itacuruçá.
Com foco no enriquecimento profissional dos educadores, o Congresso Nacional Brincar proporcionou uma plataforma de aprendizado enriquecedora, repleta de palestras proferidas por especialistas renomados no campo da educação. O evento, meticulosamente planejado para professores e membros técnicos de escolas, como diretores, coordenadores e orientadores educacionais, se estabeleceu como o maior congresso educacional do Brasil.
A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SMEEL) de Mangaratiba desempenhou um papel fundamental como apoiadora do evento, facilitando a participação de todos os professores, desde a educação infantil até o quinto ano do ensino fundamental. A delegação de Mangaratiba se uniu a educadores e equipes técnicas de várias partes do país, incluindo Seropédica, Rio Claro, Arraial do Cabo, Piraí, Itaperuna, Saquarema e até representantes de cidades dos estados de Minas Gerais e Goiás.
Além de um corpo impressionante de educadores, personalidades de destaque também marcaram presença no congresso. Brena Maia, secretária de Educação, Esporte e Lazer de Mangaratiba, Alcimar Moreira (Chicão da Ilha), vice-prefeito de Mangaratiba, Thirley Reink, subsecretária Pedagógica, Lidiane Hilário, subsecretária de Educação, Bruno Soares, secretário de Segurança, e Vicente Falcão, presidente do Instituto Conhecer, todos enriqueceram o evento com suas contribuições.
A participação ativa da Guarda Municipal de Mangaratiba foi mais um componente essencial para o sucesso do evento, demonstrando o comprometimento da comunidade local com a excelência educacional.
SOBRE O CONGRESSO
O Congresso Nacional Brincar é promovido pelo Instituto Conhecer, uma das empresas mais capacitadas do Brasil na formação de professores, gestores e demais profissionais da educação. As palestras e oficinas da ação propõem práticas para ajudar educadores a aprimorarem seus métodos de ensino, além de promoverem aprendizados sobre os desafios vivenciados na educação infantil. A ação conta com certificado de até 60 horas complementares.
A programação do primeiro dia de Congresso incluiu as seguintes palestras: ‘Avaliação na educação infantil observação, registro e intervenção pedagógica’, com Regina Shudo; ‘Práticas de alfabetização baseadas em evidências’, de Renan Sargiani; e ‘Ensinando e aprendendo com prazer: a neurociência entra em ação’, de Nino Paixão.
No segundo dia, sábado (26), foram ministradas as palestras ‘Neuroaprendizagem na educação infantil’, por Ester Assis; ‘Como as descobertas da ciência da leitura no século 21 impactam nossas práticas de alfabetização?’, de Maria Regina Maluf; ‘Jogos e brincadeiras musicais para aprendizagem significativa’, por Eliton Rufino; e ‘Vivências musicais: músicas e brincadeiras como estratégias pedagógicas para sala de aula’, de Marcelo Serralva.