Mangaratiba sedia a 6ª Conferência Municipal das Cidades
Evento destaca mobilização social e elege representantes para a Conferência Estadual das Cidades
A 6ª Conferência Municipal das Cidades, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Mangaratiba na última sexta-feira (28), promoveu debates essenciais sobre mobilização social para o crescimento do município e elegeu representantes para a Conferência Estadual das Cidades. O evento teve como objetivo principal discutir e desenvolver estratégias para um desenvolvimento urbano justo e sustentável com ampla participação popular.
Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a conferência reuniu diversos especialistas e membros da comunidade para discutir questões fundamentais como saneamento básico universal, moradia digna, mudanças climáticas, espaços públicos inclusivos, desenvolvimento econômico com justiça social e mobilidade sustentável.
O evento, realizado no Centro Cultural Cary Cavalcanti, contou com a participação de autoridades locais, incluindo o secretário de Agricultura e Pesca de Mangaratiba, Ricardo Gicquel, além de representantes de organizações da sociedade civil como a OSC Mares e a APA Marinha Boto-Cinza, entre outros.
Este encontro representou um marco para Mangaratiba ao integrar a cidade nas discussões da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNUD), proporcionando um espaço vital para troca de conhecimentos e definição de diretrizes que visam um futuro urbano mais inclusivo e sustentável.
PROPOSTAS, ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES E PNUD
Com orientação da equipe de especialistas da Secretaria de Meio Ambiente, os presentes formaram grupos de debate para idealização das propostas de políticas públicas. Juntos, eles criaram soluções para o desenvolvimento de Mangaratiba, fundamentada nos Eixos Temáticos da PNUD. As propostas serão encaminhadas para a Conferência Estadual das cidades, que acontece ainda este ano.
O PNUD é um conjunto de ações que buscam promover transformações urbanísticas estruturais orientadas pela função social da cidade, conforme os três eixos: 1 – Articulação entre os principais setores urbanos e planejamento das políticas públicas; 2 – Gestão estratégica e financiamento; 3 – Grandes temas transversais. Foram eleitos os seguintes membros para representar Mangaratiba na etapa estadual:
Administração pública:
Leonardo Gonsalves Machado
João Marinho Braga
Academia de pesquisa:
Nelson Mendes Cordeiro (CEFET RJ)
Movimentos populares:
Marcos Luiz de Souza (Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas e Povos Tradicionais Extrativistas Costeiros e Marinhos, CONFREM)
Organizações Não Governamentais (ONGs):
Jandaira Santos Coelho de Moura (OSC MARES – Movimento Ambiental de Resgate Social)