quinta-feira, outubro 21, 2021
InícioItaguaíMangaratiba reinaugura Cefec de Itacuruçá

Mangaratiba reinaugura Cefec de Itacuruçá

Evento aconteceu na sexta-feira (30) e também contou com a inauguração da sala Maria Concilia Marques Kede A prefeitura de Mangaratiba reinaugurou na noite de sexta-feira (30) o Centro Ferroviário de Cultura Odjaime de Holanda Ferreira (Cefec), em Itacuruçá. O local que passou por reformas, conta com a sala Maria Concilia Marques Kede. Inaugurada na mesma noite, a sala é uma homenagem à artista e abriga reproduções de sua arte. O prefeito Alan Bombeiro, e a primeira-dama, Deise Costa, prestigiaram o evento. Vereadores, secretários, população, além da família da artista, também participaram do evento. “É uma oportunidade linda de poder abrir um espaço em homenagem a uma pessoa que apaixonou as outras pessoas, que trouxe para cá sua história, suas lindas obras. Não tive o prazer de sentar com ela e conversar, mas quero agradece

Evento aconteceu na sexta-feira (30) e também contou com a inauguração da sala Maria Concilia Marques Kede

A prefeitura de Mangaratiba reinaugurou na noite de sexta-feira (30) o Centro Ferroviário de Cultura Odjaime de Holanda Ferreira (Cefec), em Itacuruçá. O local que passou por reformas, conta com a sala Maria Concilia Marques Kede. Inaugurada na mesma noite, a sala é uma homenagem à artista e abriga reproduções de sua arte. O prefeito Alan Bombeiro, e a primeira-dama, Deise Costa, prestigiaram o evento.

Vereadores, secretários, população, além da família da artista, também participaram do evento. “É uma oportunidade linda de poder abrir um espaço em homenagem a uma pessoa que apaixonou as outras pessoas, que trouxe para cá sua história, suas lindas obras. Não tive o prazer de sentar com ela e conversar, mas quero agradecer muito a Deus por estar fazendo parte desse momento. A cada pessoa que contribuiu com a reforma, seja com a pintura, seja cozinhando, o meu muito obrigado”, comentou o prefeito Alan Costa.

“Isso aqui foi uma união de todos. Cada secretário, cada pessoa que faz parte desse governo se empenha com muita vontade porque nós queremos fazer diferente para essa cidade. Mangaratiba precisa acreditar que nós temos condições de fazer diferente, de mudar nossa cidade. É com muita honra que o nosso Cefec está sendo entregue hoje para a população”, disse a presidente da Fundação Mário Peixoto, Elizabeth Antunes.

O Vereador Emilson Coelho, o Emilson da Farmácia, que fez a indicação para a criação da sala falou sobre a ação. “Fica difícil falar depois de tantas homenagens, de olhar a família e os filhos de Itacuruçá reunidos para comemorar uma noite tão bonita. Muito obrigado ao prefeito, vice, secretários, aos vereadores que assinaram e acompanharam. Irei dormir feliz vendo Mangaratiba ter ganhado o presente que é essa sala”.

Os filhos Flávio, Maria Virgínia, Maria Paula, Frederico e Henrique Kede, ficaram emocionados. Para Flávio, com a sala, não só o trabalho de Concilia ficará eternizado, mas sim, a cidade e a história de Itacuruçá. “É muita emoção, agradeço muito a todos que colaboraram com isso”, completou Virgínia.

Maria Concilia Marques Kede, nascida em Olinda, Pernambuco, conheceu em Itacuruçá, no final da década de 40, Sebastião Moraes Kede, se casou, formou família, alfabetizou muitas crianças carentes e ministrou gratuitamente aulas de reforço escolar, além de ter se envolvido em ações beneficentes, como quando acolheu em sua casa desabrigados de uma grande enchente. Mantendo sempre sua paixão pela pintura, onde especializou-se em paisagens, registrou inúmeras imagens de Itacuruçá, deixando como legado um registro histórico e artístico que transborda talento, beleza e rara expressividade.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!