CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Prefeitura de Mangaratiba oficializa acesso a boletim para vítimas de violência

Decreto assinado pelo prefeito Alan Bombeiro regulariza o acesso ao Boletim de Atendimento Médico para pessoas que sofrem violência doméstica, familiar ou sexual

DECRETO O prefeito de Mangaratiba, Alan Bombeiro, assinou na segunda-feira (27), o decreto nº 4.285 que regulariza o acesso ao Boletim de Atendimento Médico (BAM) para pessoas que sofrem violência doméstica, familiar ou sexual. De acordo com a prefeitura, com a legislação, fica definido que vítima tem direto a cópia do BAM, contendo a numeração e descrição detalhada do exame físico das lesões de forma clara e legível. 

Segundo o decreto, no registro de atendimento às mulheres violentadas devem constar os exames ginecológicos com detalhamento dos tipos de lesões detectadas e a avaliação de possível incapacitação momentânea. Ainda segundo o decreto, o BAM deverá relatar se a paciente está gestante ou sobre uma possível perda do bebê.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Prefeitura de Mangaratiba informou ainda que no BAM também deverá constar o nome do profissional que atendeu a vítima e o seu número no registro do Conselho Regional de Medicina, além da data e horário do atendimento. O prontuário estará sobre a guarda médica ou da instituição hospitalar que atender o paciente.

O decreto prevê ainda que a cópia só poderá ser entregue à pessoa que sofreu a violência ou a um representante legal, que deverá levar uma autorização por escrito com seus dados. No caso de crianças ou adolescentes, pais ou responsáveis poderão pegar o documento.  O decreto destaca que ao constatar indícios ou confirmação de violência contra a mulher ou menor de idade deve o médico responsável pelo atendimento deve comunicar a ocorrência à autoridade policial, no prazo de 24 horas, para devidas providências.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com