Mangaratiba recebe novos equipamentos para as UBSs e Cras
As secretarias de Saúde e de Assistência Social e Direitos Humanos de Mangaratiba receberam nesta terça-feira (15) uma doação significativa de equipamentos, impulsionando o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A iniciativa é resultado do Projeto Ciclo Saúde, desenvolvido pela empresa Vale e a Fundação Vale, em parceria com a prefeitura.
A entrega, realizada nesta terça-feira, contemplou todas as quatro UBSs e os oito Cras da cidade. Ao todo, foram disponibilizados 51 itens para as UBSs, incluindo itens como impressoras, roteadores, projetores, cavaletes e mochilas. Essa contribuição soma-se aos 335 equipamentos fornecidos anteriormente ao município em março de 2023. Além disso, 21 mapas de território foram disponibilizados para as unidades de saúde, enquanto nove mapas foram destinados aos espaços da Assistência Social.
Rodrigo Mello, responsável pelo setor de Relações Institucionais e Governamentais da Vale, enfatizou a importância da parceria duradoura com a gestão municipal para o sucesso do Projeto Ciclo Saúde em Mangaratiba. Ele destacou que os maiores beneficiários dessa colaboração são os próprios moradores da cidade, que colhem os frutos do trabalho conjunto.
Lucas Venito, subsecretário de Saúde, enfatizou a adoração dos equipamentos doados: “Agradeço à Vale e ao Projeto Ciclo Saúde por esse suporte, que teve um impacto significativo na promoção da saúde, sobretudo na atenção básica. Cada equipamento recebido é empregado de forma estratégica, exatamente onde a população mais necessita.”
MAPAS GEOREFERENCIADOS
Além dos equipamentos entregues, as unidades de saúde e de assistência social da cidade receberam os mapas de território. São 30 mapas georeferenciados, construídos de forma coletiva pelo Ciclo Saúde e as equipes da prefeitura, para a melhor identificação dos distritos. O material, que será entregue de forma impressa e digital, vai permitir o reconhecimento espacial de equipamentos, moradias e espaços públicos, bem como, a inserção, atualização, edição e mapeamento de dados a fim de melhorar a prestação de serviços e o acompanhamento da população.
Participaram das cerimônias a subsecretária de Atenção Básica, Ane Caroline Cordeiro, as subsecretárias de Assistência Social e Direitos Humanos, Adriana Dahan e Ione Santos, respectivamente, e os superintendentes de Saúde, Leandro de Paula (Atenção Básica), Rodrigo Brandão e Anderson Quadros.