Mangaratiba: polícia flagra despejo de resíduos no mar em marina
Policiais militares da UPAm (Unidade de Policiamento Ambiental) do Parque Estadual da Juatinga identificaram neste domingo (11) uma possível prática de crime ambiental em uma marina no bairro Junqueira, em Mangaratiba. De acordo com o Comando de Polícia Ambiental, funcionários despejavam diretamente no mar resíduos de limpeza das embarcações ancoradas no espaço.
De posse de informações enviadas ao Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para crimes ambientais, os agentes da 4ª UPAm se dirigiram ao iate clube onde funciona a marina, na Avenida Litorânea. Após a autorização de um funcionário, eles adentraram o local e notaram que não havia uma caixa de contenção, o que fazia uma água misturada a resíduos de óleos e outros produtos usados na limpeza das embarcações ser despejada diretamente no oceano.
LEIA MAIS
Seropédica: alunos da UFRRJ dizem ser comum ver milicianos armados pelas ruas
A equipe relatou também que diversos resíduos de construção civil estavam mal acondicionados e a presença de alguns tambores de óleo.
Ainda segundo a Polícia Ambiental, por conta das irregularidades, a equipe solicitou os documentos referentes ao funcionamento da marina ao comodoro do empreendimento, que apresentou uma declaração da Secretaria Municipal de Meio Ambiente a fim de dar início ao processo de licenciamento ambiental. Ou seja, no momento da fiscalização policial, o local operava sem a devida licença.
Em seguida, os policiais conduziram o comodoro à 165ª DP (Mangaratiba) para registrar a ocorrência com base no artigo 60 da lei 9605/98 (desenvolvimento de atividade potencialmente poluidora sem a correspondente licença ambiental).
DENUNCIE
O Disque Denúncia orienta a população a denunciar crimes ambientais nos telefones (21) 2253-1177 ou 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa.