CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Mangaratiba: parceria une forças em prol das vítimas de violência

Em uma parceria promissora, o município de Mangaratiba e a renomada Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) uniram-se para fortalecer projetos voltados ao atendimento de vítimas de violência. A cidade conquistou o terceiro lugar na Mostra Estadual de Experiências Exitosas do Rio de Janeiro, promovida pelo COSEMS RJ e pela Fiocruz, com o projeto inovador denominado ‘Sala Lilás’, que faz parte do Programa Arte Viva da Secretaria de Saúde.

Nesta quarta-feira (21), o prefeito Alan Bombeiro participou da solenidade de encerramento da primeira etapa do projeto, realizado no Casarão do Sahy. Durante a cerimônia, foi reforçado o compromisso da equipe do Arte Viva, que realiza um trabalho especializado e humanizado na Sala Lilás, em parceria com as secretarias de Assistência Social, Educação e Segurança. Também foi destacado o papel da Curadoria em Saúde, que tem como propósito apoiar, acompanhar e aprimorar as práticas de saúde incorporadas nos municípios, por meio da troca de conhecimentos, bem como fortalecer e compartilhar experiências na área da saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PROJETO CURADORIA EM SAÚDE

O projeto Curadoria em Saúde consiste em duas etapas. Na primeira, os profissionais do Arte Viva e da Sala Lilás participaram de oficinas de escrita e filmagem realizadas na sede da Fiocruz. O próximo passo será a captação de imagens dos espaços destinados ao acolhimento de pessoas em situação de violência, visando à produção de um vídeo institucional que evidencia o trabalho realizado no município. Além disso, o projeto Sala Lilás terá um capítulo dedicado a ele no livro que está sendo produzido pela Fiocruz.

O prefeito Alan Bombeiro garantiu a importância do reconhecimento do trabalho realizado pela prefeitura ao afirmar: “Iniciamos esse trabalho em 2018, quando sentimos que as vítimas de violência necessitavam de um espaço de acolhimento específico, e protegeram em rede para oferecer isso. Além da Sala Lilás, contamos com a Ronda Maria da Penha, o Cream e Creas. Estou muito feliz que nossa iniciativa seja destacada no Rio de Janeiro”.

Prefeito Alan Bombeiro destacou a importância do reconhecimento do trabalho realizado pela prefeitura

Também participaram do encontro os secretários municipais Mair Bichara (Saúde) Michel Eliziário (Governo), Braz Marcos (Ordem Pública), os subsecretários, Lucas Venito (Saúde), Daniel Vasconcellos (Governo), Ione Santos (Assistência Social e Direitos Humanos) e doutora Gabi (SPP Mulher), o diretor do Hospital Victor de Souza Breves, doutor Ibrahim Saad, a coordenadora do Programa Arte Viva, Elisa Goulart, representantes das pastas de Educação e Segurança, o antigo delegado de Mangaratiba, Anderson Pinto, a coordenadora da Ronda Maria da Penha, Paula Fiorani, e da coordenadora do IdeiaSUS, Claudia Lecoq.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SALA LILÁS

A Sala Lilás, localizada no Hospital Municipal Victor de Souza Breves, é um espaço essencial que oferece atendimento especializado e humanizado às vítimas de violência física ou sexual, independentemente de idade ou identidade de gênero. Mangaratiba é pioneira na Costa Verde e quinta cidade do Estado do Rio de Janeiro a contar com

Redação

O Jornal Atual atua desde 2001 nas cidades de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica, bem como em parte da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, abordando o cotidiano da região e prestando serviço à comunidade da qual está inserida.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com