Mangaratiba: operação remove embarcações irregulares
A Prefeitura de Mangaratiba informou que teve início nesta segunda-feira (13) uma operação para retirada de embarcações irregulares na Praia de Mangaratiba. Segundo a Secretaria de Ordem Pública, os donos dos barcos receberam uma advertência e uma notificação antes que o trabalho começasse.
Ainda de acordo com a pasta, a concentração de embarcações irregulares – além de carcaças de barcos abandonadas – fica atrás da Casa de Cultura Contemporânea (antigo clube Mangarás).
O principal motivo para a operação seriam os riscos que a situação leva à saúde pública. Laudos técnicos das secretarias de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, e de Defesa Civil detectaram vestígios de roedores e focos de mosquito da dengue no local.
Enes Souza, agente de Ordem Pública responsável pela operação, destaca que as embarcações em bom estado irão para o depósito público: “Os proprietários têm de 30 a 60 dias para retirada. E caso não seja feita dentro do prazo, o material será encaminhado para leilão ou destinado para onde o órgão público achar viável”.
Segundo a prefeitura, a ação é amparada pela Lei n° 838 de 2012, “que autoriza a retirada de veículos e embarcações abandonados de locais públicos”.
SERVIÇO
Depósito Público
Estrada São João Marcos, s/nº – Acampamento (próximo ao Parque Municipal de Exposições).