Mangaratiba inicia vacinação contra a Covid-19
VACINAÇÃO A Secretaria de Saúde de Mangaratiba, iniciou nesta terça-feira (19) a vacinação da Covid-19 no município. A primeira pessoa a ser imunizada foi a técnica de enfermagem, Sebastiana Galacho, de 66 anos.
“Eu estava aguardando ansiosa por este dia. Receber a vacina da Covid significa dar o primeiro passo para um momento novo. Estou muito feliz”, declarou ela que é diabética, hipertensa e trabalha há 28 anos na rede municipal de saúde.
O prefeito Alan Bombeiro participou do ato e fez questão de destacar a importância de iniciar a vacinação em Mangaratiba. “Trabalhamos com muito cuidado para iniciar o processo de imunização aqui na cidade. Estou muito emocionado e quero agradecer o trabalho da Secretária de Saúde, Sandra Castelo Branco, e de toda a equipe de saúde para que isso pudesse acontecer. Essa vacina vai ajudar a salvar vidas e isto já é uma vitória”, destacou.
A Prefeitura de Mangaratiba destacou que com a vacinação iniciada, a Secretaria de Saúde vai trabalhar a partir de agora para imunizar o público alvo da primeira etapa do cronograma vacinal, que são os idosos acamados acima de 75 anos e os profissionais da linha de frente do combate a Covid-19.
De acordo com a prefeitura, a imunização dos profissionais de saúde vai acontecer de forma itinerante durante os plantões médicos, enquanto os idosos acamados serão vacinados em seus domicílios. É importante lembrar que nesta fase inicial não haverá vacina disponível nas UBSs, ESFs ou no Hospital Municipal Victor de Souza Breves.
Ainda de acordo com a prefeitura, a logística de vacinação atende todas as determinações de segurança para a Covid-19 e está adequada ao quantitativo de vacinas enviadas pelo governo do estado, que é de 1.290 doses, a serem aplicadas em duas etapas.
A Secretaria de Saúde explica que essa logística de vacinação poderá mudar conforme mais lotes da vacina sejam recebidos pelo município. A próxima cota ainda atenderá a 1° fase da imunização que se destina aos profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos. Qualquer alteração no cronograma de vacinação será previamente informada à população.
Para ser vacinado todo o cidadão deverá apresentar obrigatoriamente o CPF ou o Cartão do SUS (que deve ser de Mangaratiba). Essa medida vale inclusive para profissionais de saúde. A data de aplicação da dose de reforço da vacina será agendada e informada no ato da imunização.
PÚBLICO ALVO DA 1° FASE DE IMUNIZAÇÃO
Etapa 1 – Profissionais de saúde que atuam na ala da COVID e na Unidade de Pacientes Graves do Hospital Municipal Victor de Souza Breves, profissionais de laboratório que realizam exame SWAB, fisioterapeutas respiratórios e equipes que irão trabalhar na imunização
Etapa 2 – Demais profissionais de saúde e idosos acima dos 75 anos.