Mangaratiba ganha dois ônibus adaptados
CONFORTO E SEGURANÇA
“Um filme está passando em minha cabeça. Lembro que há 27 anos eu trazia minha filha para APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) numa bicicleta, de baixo de chuva ou sol, e agora vejo essas crianças nesses ônibus… é muita emoção”. Foi assim que Adir de Souza, funcionário da Escola Municipal de Educação Especial Emanuela Ribeiro de Souza e pai da saudosa aluna – que deu o nome a escola -descreveu o momento da entrega dos dois ônibus escolares adaptados aos alunos da unidade escolar. A ação aconteceu nesta terça-feira (24) e contou com a participação da secretária de Educação, Mônica Passos.
Os ônibus são adaptados com recursos que garantem a acessibilidade aos portadores de deficiência física e vão atender a todos os alunos com deficiência que estudam nas unidades escolares do município. O transporte busca os alunos em suas residências e os levam para escola e também para tratamento de equoterapia oferecido pela prefeitura no Horto Municipal e também no Portobello. O retorno as suas residências também é feito pelo transporte escolar.
Luciana da Silva, mãe de Iago – com Deficiência Intelectual – de 17 anos, comemorou a conquista. “Há bastante tempo estamos necessitando deste novo transporte. O antigo não oferecia conforto e muito menos segurança para os alunos. Os cintos não funcionavam, entre outros problemas. Os motorista não tinha como controlar os estudantes nessas condições”, desabafa a mãe, que ainda acrescenta: “Agora nossos filhos podem viajar tranquilamente em um ambiente agradável, climatizado e resguardados. Não tenho como estar mais feliz”.
A secretária de Educação também é só felicidade. “Hoje é dia de comemorar. Eu fico muito feliz de ver o rostinho de cada aluno e de seus responsáveis com essa conquista. Com os ônibus nós vamos proporcionar acessibilidade, que é de direito de todos, com segurança e qualidade. E nada nos faz mais feliz que isso”, garante.
Os veículos foram cedidos pelo Governo Federal através do Programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). E até o fim do ano mais dois ônibus chegarão à cidade por meio desta adesão.