Mangaratiba: Defesa Civil busca inovações para ampliar o serviço
Uma equipe da Secretaria de Defesa Civil de Mangaratiba realizou nesta quarta-feira (21) uma visita técnica no Centro de Operações do Rio (COR), coordenado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. O objetivo desse intercâmbio foi estabelecer parcerias e aprimorar as tecnologias empregadas em ações integradas de Defesa Civil, fiscalização, monitoramento e operação.
A visita contou com a presença do secretário de Defesa Civil de Mangaratiba, coronel Escarani, do deputado estadual Luiz Claudio Ribeiro, do chefe executivo do COR, coronel Marcus Belchior, e do subsecretário de Defesa Civil da Cidade do Rio, coronel Rodrigo Gonçalves. Durante o encontro, a equipe da Defesa Civil de Mangaratiba teve a oportunidade de conhecer o funcionamento do COR, assim como uma rotina de trabalho e aplicação das técnicas utilizadas para mobilizar equipes em situações adversas.
INTEGRAÇÕES DOS SISTEMAS
O secretário Coronel Escarani destacou que a intenção era buscar a integração dos sistemas utilizados nas duas cidades, visando melhorar o tempo de resposta em situações emergenciais. Com a visita técnica ao Centro de Operações do Rio, a Defesa Civil de Mangaratiba busca aprimorar suas práticas e adotar inovações tecnológicas para otimizar o atendimento à população. A parceria com o COR traz a perspectiva de utilizar ferramentas mais eficientes no monitoramento e na vigilância, proporcionando uma resposta mais rápida e eficaz em situações de emergência.
A busca por essa integração entre as cidades é fundamental para fortalecer as ações de Defesa Civil e melhorar a segurança dos moradores. Por meio do intercâmbio de conhecimentos e do compartilhamento de recursos tecnológicos, Mangaratiba poderá contar com soluções mais eficazes no enfrentamento de desastres naturais, além de estabelecer uma base sólida para futuras colaborações entre as duas regiões.
CENTRO DE OPERAÇÕES RIO
O Centro de Operações Rio (COR) funciona como quartel-general de integração das operações urbanas no município do Rio de Janeiro. Cerca de 30 órgãos (secretarias municipais e concessionárias de serviços públicos) trabalham integrados para monitorar a operação da cidade e minimizar seus impactos na rotina do cidadão ou durante a realização de grandes eventos. Durante 24 horas por dia, nos sete dias da semana, o COR busca antecipar soluções, alertando os setores responsáveis sobre os riscos e as medidas urgentes que devem ser tomadas em casos de emergências, como chuvas fortes, deslizamentos e acidentes de trânsito. Mais de 500 profissionais se revezam em diferentes turnos neste monitoramento da cidade.