Mangaratiba cria novas regras para descarte de entulhos
Lei municipal proíbe descarte irregular de resíduos e estabelece agendamento para retirada gratuita de pequenas quantidades
Para garantir uma cidade mais limpa, segura e organizada, a Prefeitura de Mangaratiba acaba de sancionar a Lei nº 1.586/25, que regulamenta o descarte de entulhos no município. As novas normas se aplicam tanto a pessoas físicas quanto jurídicas e têm como principal objetivo o correto destino final dos resíduos.
De acordo com a legislação, são classificados como entulhos todos os resíduos provenientes de limpeza de terrenos, poda de árvores, demolições, construções e obras em geral. Incluem-se materiais como areia, tijolos, concreto, argamassa, ferro, madeira e também móveis inservíveis.
Principais mudanças nas regras de descarte
Proibição de descarte em locais públicos: Está vetado o depósito ou exposição de entulhos em ruas, calçadas, praças, áreas verdes e próximas a cursos d’água.
Restrição de dias para descarte: Não será permitido o descarte de entulho em nenhum ponto da cidade durante os fins de semana e feriados, das 13h de sexta-feira até as 6h de segunda-feira.
Agendamento para pequenas quantidades: A Prefeitura fará a retirada gratuita de até 50 sacos de entulho, desde que estejam devidamente acondicionados em sacos plásticos pretos para obras. O serviço é realizado mediante agendamento nas Administrações Distritais. Importante: Sacos de ráfia, farinha ou ração estão proibidos.
Descarte de grandes quantidades
Para quem precisar descartar mais de 50 sacos de entulho ou grandes volumes:
Solicitação prévia obrigatória: É necessário abrir um pedido junto à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura com, no mínimo, 72 horas de antecedência.
Uso de caçambas e contêineres: Fica proibido o uso desses equipamentos nas vias públicas, a não ser que haja uma licença de obra autorizando a instalação.
Responsabilidade pela limpeza: Nos pontos de carga e descarga, a manutenção da limpeza da via será obrigatória.
Penalidades
Quem descumprir as novas regras para descarte de entulhos em Mangaratiba estará sujeito a multas calculadas de acordo com o volume descartado irregularmente.
Conscientização e meio ambiente
A Prefeitura reforça que a colaboração da população é essencial para manter a cidade limpa e proteger o meio ambiente. Seguir as novas determinações evita transtornos, danos ambientais e penalidades.
*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mangaratiba.