Mangaratiba brilha com conquistas inéditas em campeonatos de canoa havaiana
Atletas de Mangaratiba, participantes do projeto social “Remando para o Futuro”, na Praia do Saco, alcançaram marcos históricos para a cidade ao conquistarem terceiros lugares nos Campeonatos Estadual e Nacional de Canoa Havaiana. O pódio ainda garantiu uma vaga direta para os Jogos Pan-Americanos da modalidade canoa havaiana de 2024.
A atleta Lívia Eduarda, de 14 anos, brilhou no Campeonato Nacional de Canoa Havaiana realizado em Vitória, Espírito Santo, no último sábado (18). Competições acirradas com representantes de vários estados culminaram em sua terceira colocação, assegurando uma vaga para o Pan-Americano de Canoa Havaiana, que acontecerá em novembro de 2024.
No Campeonato Estadual de Canoa Havaiana, a equipe masculina composta por Bryan, Matheus, Gabriel, Lucas, Diego e Miguel, todos com idades entre 14 e 16 anos e residentes da Praia do Saco, também se destacou. Eles conquistaram o terceiro lugar na categoria Junior 16 durante a 1ª Etapa do Campeonato Estadual realizada em Saquarema.
PROJETO REMANDO PARA O FUTURO
Iniciado em abril de 2022, o Projeto Social é coordenado pelo morador de Mangaratiba, Rafael Castilho, e seu sócio, João Siqueira. Sediada na Praia do Saco, a iniciativa atende hoje a aproximadamente 50 crianças e adolescentes, que tem a oportunidade de aprenderem as técnicas da Canoa Havaiana em conexão direta com a natureza e transformarem a vida através do esporte. “Mangaratiba tem um potencial enorme para revelar atletas em diversas modalidades esportivas. Eu fico extremamente feliz em poder descobrir esses talentos e dar a eles a oportunidade de conhecerem pessoas e lugares através do esporte. Eu e João lutamos todos os dias para que essas crianças tenham um futuro melhor do que o nosso”, disse Rafael.