Mãe de filhos que teriam sido abandonados pelo pai descarta medida protetiva
Gleice Aguiar, mãe dos dois meninos que teriam sido abandonados pelo próprio pai no último sábado 96), no bairro Cachoeira I, em Muriqui, distrito de Mangaratiba, não cogita solicitar uma medida protetiva contra o suspeito. Pelo menos, por enquanto.
Em conversa com o ATUAL, a recepcionista de 32 anos – que estava no trabalho quando o pai teria deixado os irmãos com uma “conhecida” – confessou que tem receio quanto a uma reaproximação entre eles, mas ainda não tem certeza sobre como proceder: “Eu temo [que o pai possa se aproximar dos filhos], mas não sei o que faço. Vou esperar semana que vem, quando vou à delegacia”.
Segundo o comando do 33º BPM (Angra dos Reis), que enviou uma guarnição para a ocorrência após a mãe prestar queixa, policiais militares prenderam Raphael Monteiro na noite de domingo (7), algumas horas após localizarem as crianças. Os agentes o encaminharam para a 165ª DP (Mangaratiba).
LEIA MAIS
PRF encontra jovem desaparecido em Mangaratiba
Polícia encontra crianças desaparecidas em Mangaratiba
Já a Polícia Civil informou à reportagem que o homem prestou depoimento na delegacia. O delegado responsável o indiciou pelo crime de abandono de incapaz majorado por ser ascendente das vítimas – ou seja, por ser o pai das crianças. Mas como a prisão não foi em flagrante, ele acabou solto e responderá em liberdade.
SEM MOTIVOS
Na entrevista ao ATUAL, Gleice esclareceu que é prima da mulher com quem Raphael deixou os filhos. No domingo, após os policiais encontrarem os garotos, ela – que acabou liberada – relatou em depoimento que o homem deixou os filhos com ela, mas não retornou para buscá-los.
Gleice – que chegou a usar as redes sociais para pedir ajuda nas buscas pelos filhos – contou à reportagem que quando trabalhava aos sábados tinha o costume de deixar as crianças com Raphael – com quem morou junto por 17 anos e se separou após o ocorrido no sábado.
Até por isso, a atitude de deixar os filhos com uma outra pessoa e sumir causou surpresa: “Ele nunca tinha feito isso. Saía para beber, mas sozinho, nunca levou as crianças. E a gente não tinha brigado, não tinha acontecido nada para ele ter feito aquela maluquice toda”, ressalta Gleice, que confirmou à reportagem que Raphael é usuário de drogas, informação que ela já havia dado à PM em depoimento.
INFORMAÇÕES DESENCONTRADAS
No primeiro contato que o ATUAL fez com a PM, na segunda (4), a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar havia informado que ambos os garotos teriam 3 anos de idade. Mas na entrevista com a mãe, ela detalhou que um dos filhos tem 8 anos, e o outro, 6.
Outro dado da PM que não bateu em um primeiro momento, na segunda-feira, dava conta de que policiais não haviam localizado o pai. Já na noite desta terça (5), após novo contato da reportagem, a comunicação da corporação informou que Raphael fora detido na noite de domingo.