CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Justiça eleitoral manda retirar do ar pesquisa sobre Itaguaí

Campanha de Rubão alega que levantamento suprimiu nome do prefeito; juíza determinou que jornal da capital faça retratação sob pena de multa

O Juízo da 105ª Zona Eleitoral (Itaguaí) determinou que o jornal O DIA retirasse do ar uma pesquisa eleitoral que suprimiu o nome do candidato à reeleição, Rubem Vieira (Rubão) nos resultados. A pesquisa circulou pelas redes sociais em Itaguaí com alguma repercussão. O pedido partiu da Coligação “Por uma Itaguaí melhor” (Podemos/ Republicanos/PDT/PP/PSD) e a juíza Bianca Paes Noto acatou.

Além de determinar a retirada do ar da pesquisa, Paes Noto exigiu que o jornal fizesse uma retratação para que os responsáveis pela publicação “promovam a divulgação de informação indicando, objetivamente, que houve erro ao omitir o nome do candidato [Rubão]”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contexto

A Coligação “Por uma Itaguaí melhor” ingressou com um pedido de liminar na 105ª Zona Eleitoral contra o jornal O DIA alegando que a pesquisa que a empresa publicou não incluiu o nome de Rubão. O DIA, segundo o pedido ajuizado, decidiu suprimir o nome do atual prefeito e candidato sob a justificativa de que sua candidatura se encontra sub judice.

De fato, a candidatura de Rubão ainda depende de decisões judiciais para prosseguir. Clique aqui para entender o motivo do indeferimento da candidatura do candidato à reeleição. A candidatura, porém, ainda está sob recurso, desta vez para a instância superior do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

Porém, a Coligação de Rubão chamou a atenção para o fato de que outros candidatos também estão sub judice. No caso, Gil Torres e Luciano Mota. Houve, então, um claro desfavorecimento de Rubão em relação aos demais concorrentes, o que fere o princípio básico da paridade na Justiça Eleitoral.

A juíza Paes Noto escreveu na decisão: “(…) após acesso ao endereço eletrônico apontado, foi observado que, de fato, a pesquisa contida na matéria não indicou o nome do Sr. Rubem Vieira. Quanto a isso, ao certo, houve conduta que afronta ao princípio da igualdade de condições de concorrência/paridade de armas, na medida em que foi conferido tratamento diverso a outros candidatos em similar situação jurídica, vez que seus nomes foram indicados na pesquisa de intenção de votos, muito embora também estejam com suas candidaturas sub judice”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela ordenou que O DIA e Agora Pesquisa LTDA, empresa contratada pelo jornal e responsável técnica pelo resultado da pesquisa, paguem, cada uma, multa de R$ 20 mil caso não cumpra a sentença em 24 horas.

Jupy Junior

Jupy Junior é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) com Mestrado em Comunicação pela mesma instituição. Atuou em diversas empresas jornalísticas e como assessor de imprensa. Recebeu o título de cidadão itaguaiense, concedido pela Câmara Municipal de Itaguaí, em 2012. Lecionou em cursos de graduação em Comunicação Social nas Universidade Estácio de Sá (UNESA) e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foi subsecretário de Comunicação Social e Eventos na Prefeitura Municipal de Mangaratiba em 2016. Atuou como Editor Executivo do Jornal Atual entre 2012 e 2015 e é Diretor de Jornalismo do Jornal Atual desde 2021.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com