Itaguaí vai mal em desenvolvimento sustentável, segundo pesquisa com metas da ONU
No início do mês de julho, o Instituto Cidades Sustentáveis lançou o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), que monitora o nível de engajamento de todos os 5.570 municípios brasileiros aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Itaguaí não apresentou bons resultados. Obteve 47,9 pontos (de 100) e teve classificação geral de 2.358 (de 5.570). Isto significa que há muitos desafios a serem superados.
Em comemoração pelo aniversário da cidade neste 2022, o ATUAL publicou uma revista especial cujo título é Itaguaí 204 anos – Os desafios da cidade que queremos. Com um conteúdo propositivo, a revista evidencia alguns aspectos em que a cidade precisa melhorar. Dificuldades no transporte, segurança pública, saneamento, saúde alimentar, abandono de animais e alagamentos constantes foram os temas que a publicação abordou. Para saber mais, clique no link https://jornalatual.com.br/edicao-digital/#dearflip-df_29956/1/.
OS 17 OBJETIVOS DA ONU (ODS)
O levantamento feito pelo Instituto Cidades Sustentáveis permite fazer diversos cruzamentos e comparações, o que gera um ranking Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com cidades e regiões. Há um índice para cada objetivo e outro para o conjunto dos 17 ODS, o que permite avaliar o grau de desenvolvimento dos municípios para o cumprimento da Agenda 2030 de modo geral, e para cada objetivo que ela estabelece, em particular.
Veja a lista com os 17 objetivos:
1 – Erradicar a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;
2 – Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável;
3 – Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
4 – Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;
5 – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres;
6 – Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos;
7 – Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos;
8 – Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos;
9 – Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;
10 – Reduzir as desigualdades no interior de países e entre países;
11 – Tornar as cidades e as comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis;
12 – Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis;
13 – Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos;
14 – Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;
15 – Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos;
16 – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis;
17 – Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável;
ITAGUAÍ
Em Itaguaí, os piores índices estão nos seguintes objetivos: erradicação da pobreza; saúde de qualidade; educação; trabalho digno; crescimento econômico, dentre outros. No relatório do IDSC, é possível entender os desafios que a cidade tem pela frente. Há uma legenda levando-se em consideração as cores Verde (ODS atingido), Amarelo (Há desafios), Laranja (Há desafios significativos), Vermelho (Há grandes desafios) e Cinza (Informações indisponíveis).
Dos 17 objetivos, Itaguaí está na cor vermelha em dez deles. Ou seja, são quesitos onde a cidade ainda possui grandes desafios para tornar a cidade um local desenvolvido com sustentabilidade. Apenas em dois dos objetivos a cidade está em verde, ou seja, de acordo com a meta da ONU: o objetivo 7 (Energia renováveis e acessíveis) e o objetivo 9 (Indústria, inovação e infraestrutura).
Para acessar o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) e ver em que pontos a cidade precisa alcançar condições de desenvolvimento satisfatório nos padrões das Organizações das Nações Unidas, clique aqui.
O ATUAL entrou em contato com a Prefeitura de Itaguaí para saber se e quais medidas serão tomadas em relação ao Índice da pesquisa, mas até o momento não obteve resposta.