Itaguaí: Siro Darlan é advogado de Gil Torres
As informações são do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo: o agora ex-juiz Siro Darlan (ele se aposentou voluntariamente este ano) é advogado do presidente da Câmara de Itaguaí, Gil Torres, que enfrenta três Comissões Processantes.
Segundo o colunista, a procuração para atuar em prol de Torres é de 25 de setembro. Ocorre, porém, que Darlan está de “quarentena”, como manda a Constituição: ele só pode atuar em processos do Tribunal de Justiça a partir de 2026.
Em março, O Conselho Nacional de Justiça decidiu aposentar Siro Darlan de maneira obrigatória, mas o STF derrubou a decisão e Siro se aposentou por iniciativa própria. Pesavam contra ele, ainda de acordo com o colunista, algumas denúncias de favorecimento nas suas sentenças, fatos que ele sempre negou.
Já em atuação no caso de Gil Torres, Darlan considerou que a Câmara de Itaguaí restringiu suas prerrogativas de advogado e teria antecipado um prazo legal. Sem poder acionar o TJRJ, ele se fez representar para advogada Beatriz Calomeny e assim ela impetrou um mandado de segurança.
Lauro Jardim publicou também que o ex-juiz declarou que cumpre “rigorosamente” a quarentena e que não há qualquer petição de sua autoria no TJRJ. Ele acrescentou também que que a autorização de Gil Torres para representá-lo é relativa à Câmara de Itaguaí ou qualquer outra Corte que não a sua de origem.