Itaguaí recebe prêmio da ONU-Habitat por gestão ambiental
Município é um dos 10 selecionados do Estado para receber o prêmio pelo trabalho na Expo Itaguaí 2023 e 2024
A cidade de Itaguaí recebeu um prêmio instituído pela Organização das Nações Unidas para a Habitação e o Desenvolvimento Urbano (ONU-Habitat) e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro por sua gestão ambiental durante a Expo Itaguaí 2023 e 2024.
A premiação conferiu o prêmio a 10 municípios de um total de 41 selecionados dos 92 do Estado do Rio de Janeiro. A escolha teve como critérios como a implementação de práticas sustentáveis, a redução de resíduos e a promoção da conscientização ambiental.
A Expo Itaguaí, nas duas edições que ocorreram nos anos de 2023 e 2024, teve a gestão ambiental como um dos principais focos da organização, que implementou diversas medidas para minimizar o impacto ambiental.
O secretário de Ambiente de Itaguaí, Antonio Barreto, recebeu o prêmio das mãos de Ana Cláudia Rossbach, Diretora-executiva do ONU-Habitat, sub-secretária-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
A Assessoria de imprensa da prefeitura divulgou o seguinte comentário do prefeito Rubem Vieira (Rubão): “Estamos muito orgulhosos de ter sido premiados pela ONU-Habitat e pelo GOV-RJ. Isso é um reconhecimento do nosso compromisso com a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente. Vamos continuar trabalhando para que Itaguaí seja um exemplo de gestão ambiental eficaz e sustentável”.
A cerimônia de premiação ocorreu na quinta-feira (14) durante o G20 Social e contou com a presença de autoridades locais, estaduais e nacionais, além de representantes da ONU-Habitat e do governo do estado do Rio de Janeiro.
Sobre o G20 Social
O G20 Social é uma agenda de eventos atrelada ao encontro das 19 maiores economias do mundo mais a União Africana e União Europeia. O objetivo é ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20, que durante a presidência brasileira tem por lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.
* Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itaguaí
Prêmio da ONU? É uma vergonha esse reconhecimento internacional. Abandonado pelas autoridades, a rua presidente Roosevelt 93, ao lado da empresa COROA GRANDE APOIO MARITIMO, não recebe caminhão de lixo e moradores criminosos estão matando as raízes das árvores e os animais sobreviventes devido a lixo despejados no mato.