segunda-feira, janeiro 17, 2022
InícioItaguaíItaguaí oferece tratamento gratuito a quem quer parar de fumar

Itaguaí oferece tratamento gratuito a quem quer parar de fumar

Programa Municipal de Controle do Tabagismo está disponível em oito unidades de Saúde

Os itaguaienses fumantes que desejam ou precisam parar de fumar podem contar com a rede pública municipal de Saúde de Itaguaí. O Programa Municipal de Controle do Tabagismo está disponível em oito unidades: ESF Mazomba, ESF Ilha da Madeira, ESF Coroa Grande, Clínica da Família Ibirapitanga, ESF Santa Cândida, UBS e ESF Engenho, UBS Vila Margarida e UBS Mangueira. Para participar, o munícipe deve procurar a equipe de enfermagem de um desses postos e se inscrever no tratamento.

O tabagismo é o nome técnico dado ao vício em cigarro ou substâncias que contenham tabaco, como cachimbos, charutos e cigarros de corda. Esses materiais possuem em sua composição a nicotina, a substância química viciante ao indivíduo. Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, os cigarros contêm cerca de 4.720 substâncias tóxicas, além da nicotina.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o vício do fumo tem relação com aproximadamente 50 enfermidades, dentre elas vários tipos de câncer (pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia), doenças do aparelho respiratório (enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma, infecções respiratórias) e doenças cardiovasculares (angina, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, aneurismas, acidente vascular cerebral, tromboses), além de úlcera do aparelho digestivo, osteoporose, catarata, impotência sexual masculina, infertilidade feminina, menopausa precoce e complicações na gravidez.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 157 mil pessoas morrem precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo. Os fumantes adoecem com uma frequência duas vezes maior que os não fumantes, têm menor resistência física, menos fôlego e pior desempenho nos esportes e na vida sexual do que aqueles que não fumam.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!