quarta-feira, maio 18, 2022
InícioItaguaíEm Itaguaí, realização do Carnaval 2022 ainda é incerta

Em Itaguaí, realização do Carnaval 2022 ainda é incerta

Prefeitura diz esperar decisão de comitê científico do estado, mas governador recomendou cancelamento em 7 de janeiro

Com o número de casos de Covid-19 em crescimento a cada dia, a dúvida sobre se haverá Carnaval ou não em Itaguaí continua. Enquanto as prefeituras de municípios vizinhos como Mangaratiba, Seropédica e Rio de Janeiro já bateram o martelo pelo cancelamento, a gestão itaguaiense prefere esperar e usa como argumento decisões do estado, que, contudo, já foram tomadas.

Em e-mail enviado ao ATUAL, a comunicação do Executivo municipal informa: “A Prefeitura de Itaguaí esclarece que, a mais de um mês do início do carnaval, aguarda o posicionamento e a recomendação do comitê científico do Governo do Estado para, só então, decidir sobre a realização de eventos oficiais na cidade”.

GOVERNO DO ESTADO

No entanto, vale ressaltar que o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), emitiu nota no dia 7 de janeiro recomendando o cancelamento do Carnaval de rua em todo o estado.

Segue trecho da nota: “(…) não é recomendável a realização do carnaval de rua no Rio de Janeiro, em razão do aumento do número de casos de Covid-19. A comemoração promoveria aglomerações sem haver a possibilidade de seguir os protocolos sanitários determinados pela Secretaria de Estado de Saúde”.

A nota também afirma que Claudio Castro encaminhou ao comitê científico do estado uma indicação para que o Carnaval de rua não seja liberado e aguarda a deliberação dos especialistas. O governador determinou que o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, “dialogue com o conselho de secretários de saúde dos municípios para que o evento seja suspenso neste ano”.

OS VIZINHOS

A Prefeitura de Seropédica emitiu nota em 6 de janeiro para informar que o Carnaval desse ano está cancelado. O município tomou tal decisão após consulta à Secretaria de Saúde por meio de seus profissionais técnicos.

O Prefeito, Professor Lucas, e o secretário de Comunicação, Turismo e Eventos – Alexandre Rafael, foram orientados a optar pelo cancelamento dos eventos como medida preventiva ao avanço da variante Ômicron/Covid-19 no país, no estado e, consequentemente, em Seropédica.

Os gestores informaram à população que em breve, de acordo com a diminuição dos níveis de contágio pela Ômicron/Covid-19, o calendário anual de eventos da cidade de Seropédica será reestabelecido.

MANGARATIBA

Seguindo orientações do Governo do Estado e dos órgãos competentes de saúde, a Prefeitura de Mangaratiba anunciou o cancelamento do Carnaval 2022 no município no dia 13 de janeiro. Além da suspensão das festividades, a prefeitura divulgou também no Diário Oficial da quinta-feira (13) os Decretos n° 4.635 e n° 4.637, que determinam as novas medidas de prevenção contra a Covid-19.

Dentre as regras que passaram a valer a partir da publicação dos decretos estão a obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacina para acesso em qualquer estabelecimento comercial, redução da capacidade de lotação de espaços e o reforço das fiscalizações sanitárias e de ordem pública. Segundo a prefeitura, todas as mudanças são resultado do esforço para evitar a propagação de novos casos da variante Ômicron e proteger a saúde da população.

RIO DE JANEIRO

A Prefeitura do Rio decidiu no dia 4 de janeiro que a cidade não terá carnaval de rua pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia. Os desfiles de escolas de samba na Sapucaí estão mantidos, segundo o prefeito Eduardo Paes.

O prefeito explicou que, para ter blocos de rua, é preciso organizar com muita antecedência e disse que havia uma cobrança do patrocinador, que investiria quase R$ 40 milhões, para uma definição. Com o atual cenário da pandemia, com aumento de casos e transmissão comunitária da Ômicron, a prefeitura se viu obrigada a cancelar, disse Paes.

Na região, apenas o município de Itaguaí não se decidiu, apesar da recomendação do Governo do Estado. Munícipes permanecem em estado de espera.

Matérias relacionadas

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!