Itaguaí: espetáculo solo faz sessões gratuitas no Teatro Municipal
O palco do Teatro Municipal Marilú Moreira, no Centro de Itaguaí, recebe neste fim de semana um espetáculo que começa no Líbano e termina no Brasil. Isto porque o monólogo “O cachorro que se recusou a morrer” tem como personagem central Milton (ou Melhem), pai libanês do ator Samir Murad, que deixou seu país natal nos anos 1920 fugindo de guerras para tentar uma vida melhor por aqui – onde constituiu família e passou por diversos perrengues.
A partir de áudios que seu pai gravou para registrar tais memórias – que incluem episódios cômicos e outros nem tanto –, Samir montou o solo, que faz três apresentações gratuitas, desta sexta-feira (10) até domingo (12), sempre às 19h – a curta temporada é fruto do Edital Retomada Cultural RJ2, do Governo do Estado.
DRAMA COM A IRMÃ
Responsável também por texto e direção, Samir – que é brasileiro – explicou ao ATUAL que os personagens principais da peça são aqueles que ele considera mais do que sua família, mas uma “família espiritual”: pai, mãe e irmã.
Uma das passagens mais delicadas que o ator compartilha com o público, inclusive, tem a ver com a sua irmã. Pelo choque de culturas e dificuldades na juventude, ela chegou a tentar o suicídio.
LUA DE MEL
Mas Samir garante que também há espaço para o bom humor. Por exemplo, a vez em que seu avô aconselhou seu pai a mudar de nome quando chegasse ao Brasil para aumentar as chances de conseguir um emprego: “De um nome super tradicional, Melhem Youssef Melhem, passou a se chamar Milton José Filho. E minha mãe que era Zaynab, nome da primeira neta do profeta Maomé, passou a se chamar Jandira”.
Mas a história mais cômica, adianta Samir, é a lua de mel entre seu pai e sua mãe, que se casaram de forma arranjada, por iniciativa do avô materno do ator. Ele conta: “Acho que vou dar spoiler. Mas meu pai conta que na lua de mel deles não aconteceu nada porque não sabiam o que fazer. Ele era tão virgem quanto ela (risos)”.
TÍTULO
Para quem se pergunta o que essa história tem a ver com o cachorro mencionado no título, Samir explica que a frase “O cachorro que se recusava a morrer” veio em um sonho seu. E a ligação com seu pai é que ele costumava dizer que era “um caixeiro (viajante), mas tratado como um cachorro”.
EXPECTATIVA
Samir já visitou Itaguaí algumas vezes, mas pela primeira vez se apresenta em um palco da cidade. E a torcida, claro, é para ver a plateia cheia: “São três apresentações gratuitas e esperamos que o público se anime, que a peça consiga contagiar a plateia, e que possamos fazer uma boa temporada. Acho que vai ser legal”, encerra.
SERVIÇO
Local: Teatro Municipal Marilú Moreira
Endereço: R. Amélia Louzada, 311 – Centro, Itaguaí.
Apresentações: Sexta (10), sábado (11) e domingo (12) às 19h
Elenco: Samir Murad
Direção: Delson Antunes e Samir Murad
Texto: Samir Murad
Classificação: 10 minutos
Entrada: Gratuita
Duração: 70 minutos