Itaguaí anuncia adesão de 100% a programa que leva Internet a escolas
A Prefeitura de Itaguaí anunciou recentemente que a rede municipal de Educação alcançou 100% de adesão ao Educação Conectada, programa do Governo Federal para ampliação do acesso à Internet em escolas de todo o país. Do total de 62 unidades municipais de ensino na cidade, 59 contam com computadores e notebooks ligados à rede e disponíveis aos estudantes.
O ATUAL procurou a Secretaria Municipal de Educação e Cultura para entender melhor a situação. A pasta explicou que 59 é o número de escolas itaguaienses que integram o mecanismo de Unidade Executora, o que as permite receber recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
LEIA MAIS
Porto de Itaguaí: processo seletivo tem 100 vagas para estiva
Professora de Itaguaí recebe prêmio por trabalho sobre emoções femininas
Ou seja, todas as 59 unidades municipais que poderiam aderir ao Educação Conectada já fazem parte do programa – para o qual a prefeitura entrou em 2019. Essa marca representa, ainda de acordo com a secretaria, aproximadamente 20.048 alunos beneficiados: “O objetivo do programa é a universalização do acesso à Internet, visando fomentar o uso da tecnologia digital na Educação Básica”, complementa a nota da pasta.
Sobre investimentos, a secretaria salienta que os custos com “computadores e rede de Internet para manter a Rede Municipal de Ensino são mantidos pela prefeitura”. O que o Educação Conectada faz é enviar “recurso diretamente para a conta da Unidade Executora visando ser utilizado para fins pedagógicos, custeados pelo Governo Federal”.
A pasta não citou o custo do investimento em computadores e rede de Internet e nem a quantidade de equipamentos existentes nas unidades.