Itaguaí: ação conjunta resgata pacientes em vulnerabilidade em clínica
A Polícia Rodoviária Federal e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro realizaram uma ação conjunta que resultou no resgate de dezenas de internos privados de liberdade em uma comunidade terapêutica de Itaguaí. A ocorrência se deu nesta quarta-feira (6).
Segundo a PRF, os agentes chegaram ao local, no bairro Santa Cândida, por volta das 11h para cumprir um mandado de busca e apreensão. Durante a ação, encontraram 32 pacientes que estariam na instituição contra a própria vontade.
LEIA MAIS
Mãe de filhos que teriam sido abandonados pelo pai descarta medida protetiva
PM prende acusado de descumprir medida protetiva
Ainda na mesma ação, as equipes receberam a informação de que haveria internos em situação semelhante em outro espaço, no mesmo bairro. No imóvel, os policiais encontraram 26 pacientes – total de 58 pessoas, com média de idade de 30 anos, que alegaram estar internadas sem que tivessem dado consentimento, segundo a PRF. Em nota, a assessoria de imprensa da corporação não revelou os nomes das clínicas.
De acordo com o mesmo comunicado, um dos pacientes era foragido da Justiça e acabou preso. Contra ele, havia um mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A corporação não informou por qual crime ele responde.
As equipes levaram seis funcionários e o proprietário das clínicas para prestarem depoimento na 50ª DP (Itaguaí). Em seguida, foram para a central de flagrantes da 52ª DP (Nova Iguaçu), onde acabaram liberados. Mas a 50ª DP e o MPRJ darão prosseguimento às investigações.
Sobre os pacientes, a assistência social da Prefeitura de Itaguaí identificou todos e deu início ao contato com os familiares.