Itacuruçá recebe projeto literário e inclusivo para famílias

Evento gratuito levou atividades culturais, acervo de livros, atrações inclusivas e distribuição de protetores auriculares para crianças autistas

O distrito de Itacuruçá, em Mangaratiba, foi palco de um sábado especial com atividades culturais e ações voltadas à inclusão. No último dia 28 de junho, a tradicional Praça do Sapo recebeu os projetos itinerantes Livro nas Praças e Circuito Inclusivo, promovendo um dia repleto de arte, literatura, oficinas e recreação para moradores e visitantes.

Crianças participam de contação de histórias com o super-herói Juca Energia
Crianças participam de contação de histórias com o super-herói Juca Energia durante o projeto "Livro nas Praças", em Itacuruçá (FOTO DIVULGAÇÃO/PMM)

Com entrada gratuita, o evento contou com uma programação diversificada para toda a família, incluindo ações pensadas especialmente para o público atípico. Uma das iniciativas de destaque foi a distribuição de 100 protetores auriculares destinados a crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O projeto Livro nas Praças trouxe para o local um ônibus-biblioteca com mais de 1.000 obras de autores nacionais e internacionais, além de contação de histórias, exibição de filmes, debates literários e intérprete de Libras para garantir a acessibilidade. As crianças ainda se encantaram com a presença do super-herói Juca Energia.

Ônibus-biblioteca do projeto "Livro nas Praças" atraiu crianças e adolescentes
Ônibus-biblioteca do projeto “Livro nas Praças” atraiu crianças e adolescentes em Itacuruçá com acervo literário, atividades culturais e acessibilidade para todos

Simultaneamente, o Circuito Inclusivo ofereceu atendimento dedicado às famílias atípicas com atividades como roda de conversa para mães de autistas, circuito sensorial, barbearia inclusiva, exposição de desenhos, aula de dança e recreação acessível.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Mangaratiba, por meio das secretarias de Cultura e Educação, com a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, a ENEL, o Instituto Leal Trem da Praça e a ONG Con-Tato.

O prefeito Luiz Cláudio participou da ação acompanhado da família, interagindo com os moradores e reforçando o compromisso de expandir o projeto para todos os distritos de Mangaratiba. Também estiveram presentes o vice-prefeito Lucas Venito, secretários municipais e vereadores.

Leia mais: Mangaratiba recebe R$ 10 mil em livros para escolas municipais


*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mangaratiba.

Welington Campos

Welington Campos é jornalista profissional. Tem formação em Licenciatura em Letras – Português e Espanhol. Exerce a função de subeditor do Jornal Atual, onde atua desde sua fundação em 2001.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com