Inea, PF e Ibama unem forças para proteger a fauna na Ilha Grande
Na última semana, o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea), em parceria com a Polícia Federal e o Ibama, deflagrou a operação Onça Viva na Ilha Grande, em Angra dos Reis. A ação teve como objetivo desmantelar um acampamento de caçadores, suspeitos de ameaçar uma onça-parda (Puma concolor), que, de acordo com uma denúncia anônima, estariam atacando animais domésticos na região.
A iniciativa, desencadeada a partir de uma informação sigilosa, também incluiu uma campanha de conscientização junto à população, destacando a importância da preservação da fauna local e da proteção dos animais em seu habitat natural. As equipes desmobilizaram um acampamento dos caçadores e apreenderam os materiais usados na prática ilegal.
A onça-parda, também conhecida como Suçuarana e Leão-baio, desempenha um papel crucial na manutenção da integridade dos ecossistemas onde habita, alimentando-se de animais silvestres de diversos portes. A espécie demonstra uma notável capacidade de adaptação a diferentes ambientes, desde desertos quentes até altiplanos andinos, sendo mais ativa ao entardecer e à noite.
Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.