Ilha da Gigóia é um paraíso carioca
A “Veneza Carioca” como é chamada pelos habitantes locais, ainda é pouco conhecida pelos moradores do estado do Rio de Janeiro. A ilha faz parte de um pequeno arquipélago de nove ilhas, localizado na região da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.
O acesso é fácil, porém escondido. Ao chegar na Av. Lombardi, na altura do número 350, balsas fazem a travessia, em um percurso que dura cerca de 2 minutos. O translado custa apenas 1 real (10/2018).
Clima na Ilha
Chegando no local a primeira impressão é de que estamos fora do caos carioca. Mas este se encontra há apenas poucos quilômetros. O ambiente aconchegante se expande aos restaurantes e bares da Gigóia, que oferecem diversas opções de pratos por preços acessíveis. Um dos bares mais famosos da região é o Caiçara.
O bar funciona na ilha desde 2012 e oferece uma vista impecável para a lagoa da Tijuca. Recentemente, o Caiçara foi ganhador do prêmio “Comida di Buteco”, que é considerado um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil.
O prato da foto é o Aventureiro, e foi o responsável por levar o prêmio ao bar. É feito com Tornedor de acém assada em um caldo especial. Além do purê de aipim temperado e uma farofa crocante. Engana-se quem pensa que é uma opção cara, a porção custa R$ 32,00.
Saindo do comum
Para fugir dos bares tradicionais, uma boa pedida é o Spotlab. O local foi idealizado pelo skatista brasileiro Bob Burnquist, e conta com uma pista de skate desenhada por ele. Não só isso, como também acontecem diversos workshops. Ao mesmo tempo há também uma hamburgueria, que oferece pratos assinados pela renomada chef Bruna Neubhaher.
Para encerrar o passeio, o visitante pode dar uma volta de barco entre o arquipélago e conhecer as outras ilhas. O custo fica em torno de 25 reais por pessoa. Durante o trajeto é possível ver animais selvagens como Jacarés e alguns macacos.