Hospital de Mangaratiba ganha sala de Classificação de Risco

Pacientes vão passar por triagem e serão direcionados ao atendimento ideal

O Hospital Municipal Victor de Souza Breves (HMVSB) passou a contar, desde terça-feira (16), com a sala de Classificação de Risco. A novidade faz parte da humanização do atendimento na saúde. Além do espaço para triagem dos pacientes a unidade conta agora com sala de Hipodermia (medicação) e sala de Trauma. Os três serviços estavam concentrados em um mesmo espaço o que não é considerado o ideal pelos profissionais.

FOTO J. ALVES BAHIA/PMM
A nova sala do Hospital Victor de Souza Breves faz parte da humanização do atendimento na saúde

As salas foram apresentadas pelo diretor da unidade, Bruno Duarte, que explicou como vai funcionar. Segundo ele, anteriormente, o atendimento era concentrado em uma sala, com pacientes de trauma junto com outras que estavam em atendimento com menos gravidade e sem a triagem. Agora, esses atendimentos estão lado a lado, porém, em salas separadas.

“A importância de contar com uma sala de classificação de risco é saber diferenciar os pacientes. Passei essa necessidade ao secretário de Saúde, Jorge Luis da Silva Mendonça, que prontamente nos apoiou. Assim, os pacientes são classificados por cores (verde, amarelo e vermelho) e no momento da triagem a enfermeira já faz o direcionamento. Passamos assim ter uma prioridade no atendimento, o mais grave será atendido assim que der entrada à unidade. O tempo de chegada do paciente ao hospital ao acolhimento é determinante para salvar uma vida, por exemplo. E antes era tudo feito em um local, com sala cheia. Agora o fluxo vai ser bem melhor. A medicação em outra sala, não misturar com pacientes graves, dentre outros benefícios aos usuários”, destacou o diretor.

AS CLASSIFICAÇÕES

Verde – paciente de baixo risco. Encaminha para o atendimento médico ou para atendimento nas UBS. Exemplo – uma tosse leve, febre.

Amarelo – risco considerado acima do anterior, encaminha para o atendimento médico. Exemplo – febre alta.

Vermelho – risco alto, direto para a sala de trauma – equipada com desfibrilador, oxigênio,  dentre outros.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com