Guilherme Costa é Ouro no Pan de Santiago
Depois ganhar o Ouro com o time brasileiro no revezamento 4x100m masculino, Guilherme Costa (o Cachorrão), nadador de Itaguaí, venceu mais uma: os 400m livre, com direito a recorde pan-americano. A disputa aconteceu no Pan-Americano de Santiago no sábado (20).
O venezuelano Alfonso Mestre ficou com a prata com 3min47s62 e o estadunidense James Plage levou o bronze com 3min50s74. O também brasileiro Alexander Steverink terminou com o quinto lugar em 3min53s77.
Guilherme comentou: “Fico feliz. Uma boa marca. A primeira competição da temporada, que só acaba nas Olimpíadas. É bom começar bem assim. Eu tentei desgarrar no início da prova e não consegui. Dei uma segurada e sabia que nos últimos 50m eu conseguiria”.
VEJA O EPISÓDIO COM GUILHERME COSTA NO PODCAST ATUAL:
Cachorrão era o favorito para a prova e isso se confirmou quando ele virou em primeiro lugar. A partir dos 100m, ele foi abrindo distância diante do venezuelano, que não conseguiu mais alcançá-lo.
“Foi uma prova boa, essa foi a minha primeira da temporada, depois do Mundial, e fazer dentro dos 3min46 é uma boa marca nesta fase, na passada eu estava com 3min48, isso mostra que estou melhor. Agora é seguir até os Jogos Olímpicos”, disse Guilherme Costa para o site Olympics.com. “Esse ouro dá confiança, tenho mais três provas, quero vencê-las, um torneio curto e muito intenso, caio na água todos os dias, muito bom para começar a temporada”, acrescentou.
Nas preliminares, “Cachorrão” fez o melhor tempo, ao fazer 3min52s53. Stephan havia ficado em terceiro, com 3min55s21.
Foi a segunda vitória dele nos Jogos Pan-Americanos. Em Lima, ele foi Ouro nos 1500m livre. No Mundial de 2022, em Budapeste, ele foi bronze na mesma prova.
Guilherme vai nadar na segunda-feira, dia 23 (800m); terça-feira, dia 24 (4x200m) e quarta-feira, dia 25 (1.500m). Todas as classificatórias são às 9h e as finais às 16h.