segunda-feira, janeiro 17, 2022
InícioMangaratibaGuarda Municipal de Mangaratiba remove camping irregular

Guarda Municipal de Mangaratiba remove camping irregular

Código Ambiental Municipal proíbe uso de churrasqueiras e barracas de acampamento em áreas públicas e prevê apreensão e multa

Guardas municipais de Mangaratiba desmobilizaram no domingo (5) um camping irregular na Praia do Sahy. Em meio a uma grande quantidade de lixo produzida pelos visitantes, barracas e churrasqueiras foram apreendidas de acordo com o Código Ambiental Municipal, que proíbe tais atividades em todo o solo público da cidade.

Segundo o Secretário de Segurança e Trânsito, Norberto Alexandre da Silva Marques Costa, a degradação ambiental é o maior problema ocasionado pelos acampamentos.

“Além de infringir as leis, quem faz camping ou churrasco na praia, na maior parte das vezes, deixa um rastro de lixo para trás. Isso suja a nossa cidade e degrada o meio ambiente. Não queremos atrapalhar o lazer de ninguém, mas é justamente porque as pessoas não cuidam do nosso patrimônio natural que precisamos reprimir o uso de barracas e churrasqueiras em solo público. Atuamos com base nas leis ambientais e municipais para preservar o que temos de mais valioso, que é nossa natureza”, assegurou o secretário.

Barracas e churrasqueiras apreendidas serão incineradas (Divulgação)

Na véspera (sábado, 4) o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) também apreendeu churrasqueiras utilizadas por banhistas nas praias, cachoeiras e ilhas do município durante patrulhamento na orla. Os guardas orientaram os donos do material apreendido sobre a lei vigente. Os agentes realizaram ainda uma fiscalização na Área de Proteção Ambiental (APA) Boto Cinza para impedir a realização da pesca predatória no local, que também é crime.

O Código Ambiental Municipal (Lei 1.209/2019) proíbe o uso de churrasqueiras e barracas de camping nas praias em toda Mangaratiba e prevê multa de R$ 500,00. Todo o material apreendido será incinerado.

Visitantes deixaram rastro de sujeira e degradação ambiental (Divulgação)
Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!