Governo do RJ vai pagar R$ 5 mil a policiais por cada apreensão de fuzil
A edição do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro desta segunda-feira (21) trouxe um decreto do governador Cláudio Castro (PL) que institui o pagamento de uma premiação no valor de R$ 5 mil a cada fuzil apreendido. O bônus vale tanto para policiais militares, quanto para policiais civis.
O governador já havia anunciado a medida, mas somente agora a oficializou por meio de decreto. A bonificação – que também acontecerá em caso de apreensão de menor de idade em conflito com a lei e com porte de fuzil – será contabilizada e paga ao fim do semestre do respectivo laudo pericial do fuzil que o agente tiver capturado.
A premiação estará disponível a policiais em serviço ou folga remunerada. A exceção serão os agentes afastados do trabalho de forma disciplinar – ao fim da penalização, eles também estarão aptos a receber o bônus.
Claudio Castro destacou que o objetivo da iniciativa é retirar estas armas de grande poder de destruição das mãos de criminosos e, consequentemente, diminuir o número de vítimas durante operações policiais: “Essa é mais uma ação estratégica para atender o plano de redução da letalidade policial por parte do Estado do Rio de Janeiro”, acrescentou.