Governo determina que secretarias apresentem resultados a curto prazo
MAIS AÇÕES O governador em exercício, Cláudio Castro, afirmou na primeira reunião de secretariado que a prioridade é mostrar resultados que impactem a vida do cidadão. Para isso, estabeleceu metas a serem cumpridas pelas pastas até dezembro. Ele também apresentou um pacote de austeridade e transparência para a redução de gastos nas secretarias. “Vamos colocar as mãos nos vespeiros do estado e acabar com pequenos feudos e cartórios setoriais. É hora de observar para onde iremos e o que queremos deixar como legado”, afirmou.
Para Castro, os compromissos são melhorar ainda mais os índices de segurança, aumentar o policiamento ostensivo e investir em inteligência e evitar o colapso do transporte público. Além disso, pagar o salário dos servidores em dia e garantir um ambiente de negócios confiável e seguro para investidores e empreendedores. Ele ainda enfatizou que o Governo do Rio vai seguir com a reabertura da economia de forma responsável, além da abertura das escolas com segurança, para evitar que os números de casos da covid-19 voltem a crescer. “O Rio de Janeiro está sempre decolando ou pousando. Está na hora de fazer o estado decolar e pegar velocidade de cruzeiro. Precisamos de estabilidade e diálogo”, frisou Castro.
Na reunião, também ficou definido que a transparência deve ser o fio condutor de todo o governo. Para isso, será implementada imediatamente a Autoridade Digital, com foco na governança e transparência dos serviços.
O secretário de Fazenda, Guilherme Mercês, fez uma apresentação sobre a situação fiscal do estado do Rio e falou da importância da renovação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Em sua apresentação, Guilherme Mercês mencionou os riscos de não ser aprovada a renovação do acordo do RRF com a União, que vence no sábado (5) e lembrou que o pagamento dos servidores e fornecedores pode ficar comprometido no fim de 2020.