Freezer, ar-condicionado: concessionária dá dicas de economia em Mangaratiba
O forte calor não esperou nem o inverno se despedir para se fazer presente. Agora, com a chegada da primavera, nesse sábado (23), já preocupa o consumidor a conta de energia elétrica mais alta, já que a exigência sobre aparelhos como ar-condicionado, chuveiro elétrico e refrigeradores aumenta diante de temperaturas mais elevadas.
Por isso, a Enel Distribuição Rio, que cuida do fornecimento de energia elétrica em Mangaratiba, divulgou uma série de dicas para economia em dias mais questões. E ao contrário do que se pode imaginar, não são necessárias grande mudanças de hábito para que se note redução nos gastos com energia elétrica: “Medidas simples podem impactar significativamente no valor da conta”, assegura Marcio Lisandro Almeida, responsável por faturamento da concessionária.
LEIA MAIS
Mangaratiba: Enel inicia campanha de renegociação de dívidas
De um modo geral, as orientações são as seguintes: dar preferência a lâmpadas LED; verificar a presença do Selo Procel de Economia de Energia classe A ao comprar um eletrodoméstico; evitar ligar aparelhos às tomadas por meio de adaptadores tipo T; desligar ventiladores e umidificadores ao deixar um ambiente.
Mais especificamente, porém, há aqueles aparelhos que especialistas apontam como os que mais pesam no consumo. Confira abaixo dica sobre esses “vilões”:
Ar-condicionado
- Escolha modelos mais econômicos, com selo Procel e classificação A.
- As tecnologias inverter ou dual inverter são as recomendadas para quem prioriza economia de energia.
- Evite entrada de sol no ambiente refrigerado e instale o aparelho em local com boa circulação de ar.
- Ajuste a temperatura para em torno de 23°C. As temperaturas mais baixas podem não ser alcançadas e fazer o aparelho trabalhar o tempo todo em potência máxima.
- Mantenha os filtros de ar limpos.
- Compre o equipamento com potência adequada ao tamanho do ambiente onde será instalado.
- Um aparelho do tipo Split, com potência entre 10.000 e 15.000 BTU’s, usado 8 horas por dia, consome em média 194 kWh no mês, que pode corresponder a mais de R$ 180,00 na conta de energia.
Geladeiras, freezers, adegas e cervejeiras
- Faça revisões periódicas, com profissionais capacitados, das borrachas de isolamento das portas e sensores de temperatura, para evitar consumo excessivo.
- Evite abrir os equipamentos com frequência, pois o ar quente exige mais energia para resfriar e atingir novamente a temperatura ajustada.
- Não utilize a parte de trás para secar objetos.
- Mantenha as saídas de ar do congelador desobstruídas.
- Não forre as prateleiras, isso dificulta a circulação interna do ar.
- Instale o aparelho em um local bem ventilado, longe do fogão, aquecedor e áreas expostas ao sol.
Chuveiro elétrico
- Feche a torneira para se ensaboar.
- Tome banhos rápidos e, se possível, com a chave de temperatura na posição “verão”, o que pode reduzir o consumo em até 30%.
- Compre sempre chuveiros de menor potência (2 a 6 kW), que são eficientes e consomem menos.
- Limpe com frequência os orifícios de saída de água. Se não estiverem limpos, haverá menos água e o chuveiro terá que ficar mais tempo ligado.