Fórum discute a saúde do trabalhador em Mangaratiba
Evento reuniu especialistas para debater condições de trabalho e bem-estar dos profissionais do município
O 1º Fórum Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Mangaratiba foi realizado nesta quinta-feira (13), no Centro Cultural Cary Cavalcanti, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas ao bem-estar dos trabalhadores do município. O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde de Mangaratiba, contou com a presença do subsecretário de Saúde, Matheus Fontella, além de representantes de entidades estaduais e regionais da área da saúde do trabalhador.
O fórum trouxe palestras sobre três temas centrais. A médica da Saúde do Trabalhador do Estado do Rio de Janeiro, Lise Barros, abordou a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. A agente de endemias, Edna Amendola, tratou das novas relações de trabalho e seu impacto na saúde dos profissionais. Por fim, o diretor de Vigilância em Saúde do Trabalhador de Mangaratiba, Jailton Mendes, falou sobre a importância da participação popular para o controle social na saúde ocupacional.
Políticas públicas
Após as palestras, os participantes foram divididos em grupos para discutir propostas de melhorias nas políticas públicas voltadas à saúde do trabalhador. As sugestões serão apresentadas na Conferência Regional da Baía da Ilha Grande, reforçando o compromisso com a qualidade de vida dos profissionais locais.
O evento também contou com a presença de Ana Maria Ferreira Abrahão, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Mangaratiba, além de representantes do Centro de Referência e Saúde do Trabalhador da Baía da Ilha Grande, do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, do Conselho Municipal de Saúde de Angra dos Reis e da Comissão da 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador.
Leia mais: Mangaratiba abre vagas em cursos profissionalizantes para mulheres
*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mangaratiba.