Fórum da Juventude em Seropédica debate água e sustentabilidade
Evento reúne jovens e especialistas para debater gestão de recursos hídricos e saneamento sustentável
Na manhã desta quinta-feira (31), o município de Seropédica será palco do 1º Fórum da Juventude e Sustentabilidade da Baixada Fluminense. Organizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Seropédica em parceria com a Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (Seas), o evento acontece das 9h às 17h no Jardim Botânico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e deve reunir cerca de 200 pessoas jovens em discussão voltada para o desenvolvimento sustentável.
Destaque do Fórum, o Painel “Água Limpa e Saneamento” contará com a participação do Comitê Guandu-RJ e da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap). Representando o Comitê, Antônio Mendes, gerente da Agevap e responsável pela secretaria executiva do colegiado, vai expor projetos de saneamento da Região Hidrográfica II, como o Sanear o Guandu , maior programa de execução de obras de esgotamento sanitário em áreas não urbanas no Brasil.
LEIA MAIS: ALUNOS DE ITAGUAÍ PARTICIPAM DE PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
No painel, será destacado o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6) da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), que visa garantir água potável e saneamento para todos. O evento também abrirá espaço para que os jovens conheçam o funcionamento do Comitê Guandu e do Grupo de Trabalho de Juventude (GTJ), importante canal de inserção da juventude na participação ativa nas questões de segurança hídrica.
A programação também inclui uma apresentação sobre a estrutura do Comitê Guandu e do Grupo de Trabalho de Juventude (GTJ), que atua como porta de entrada para a participação jovem no colegiado. Para engajar ainda mais os estudantes, o Comitê lança também o concurso ambiental e cultural “Cine Guandu”, voltado para alunos do ensino médio, técnico e superior, com o tema deste ano “Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos”. O concurso incentiva os jovens a produzir vídeos sobre temas ambientais de impacto, com inscrições gratuitas até 15 de dezembro de 2024, conforme edital disponível no site oficial.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Comitê Guandu.