Tendência

Começa nesta quinta o festival de cinema gratuito “Curta na Praça” em Itaguaí

Evento ao ar livre exibirá 16 curtas-metragens nacionais com pipoca e refrigerante grátis; programação ainda inclui debates e sorteios na Praça Vicente Cicarino

Começa nesta quinta-feira (26) o festival “Curta na Praça”, que vai transformar a Praça Vicente Cicarino, no Centro de Itaguaí, numa sala de cinema ao ar livre. O evento é gratuito e inclui a exibição de 16 curtas-metragens nacionais, além de pipoca, refrigerante, debates e sorteio de brindes durante as sessões. A programação termina nesta sexta-feira (27), sempre das 18h30 às 20h.

Festival de cinema ao ar livre exibe 16 curtas nacionais em Itaguaí (Foto: divulgação/Associação Caminho da Cultura)

A expectativa da Associação Caminho da Cultura, projeto realizador, é reunir 450 espectadores por sessão. As produções abordam diversidade cultural e reflexões sobre identidade, infância, meio ambiente, racismo, bullying e empatia.

A Programação “Curta na Praça”

Na primeira noite do festival, hoje (26), a sessão das 18h30 traz quatro filmes: “Lé com Cré”, “Os Causos da Bisavó”, “Celaticomus” e “Dela”. As narrativas levantam assombrações da infância, encantamento pela literatura e ponderações sobre autoestima.

Continuando, às 20h, será a vez de “Lily’s Hair”, “O Véu de Amani”, “Guri” e “O Homem que Virou Meme”. A segunda trilha de exibição da noite traz a busca pela aceitação, discussões étnico-religiosas e refugiados, bullying, apoio da comunidade e, por fim, humor com um curta sobre redes sociais.

Na quinta-feira (27), as sessões seguem com filmes como “Meu Nome é Maalum”, “Contos Mirabolantes – O Olho do Mapinguari”, “Sobre Amizade e Bicicletas” e “Rua Dinorá” às 18h30. Os filmes abordam o mais uma vez o bullying de forma educativa e o capacitismo com leveza e humor. Além disso, mergulham na fantasia infantil inspirada no folclore amazônico e na busca por identidade local. 

Às 20h, a programação fecha com “Teo, o Menino Azul”, “Menina Espoleta e os Super-Heróis Secretos”, “O Menino e o Ovo” e “Intervalo”. O festival finaliza com mensagens sobre empatia, descaso ambiental e relações com a comunidade.

Além da exibição, o festival de curtas promove debates abertos ao público após cada sessão, incentivando conversas sobre os temas apresentados. Também haverá sorteios de brindes, tornando a experiência ainda mais interativa.

O festival

OCurta na Praça é promovido pela Associação Caminho da Cultura, com patrocínio da Light, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

A proposta do festival é democratizar o acesso à arte e ao audiovisual, levando sessões ao ar livre para públicos que muitas vezes não frequentam salas de cinema tradicionais. Ao promover curtas de diferentes gêneros e formatos, o projeto valoriza o cinema nacional e cria espaços de encontro entre artistas, histórias e comunidades.

Serviço 

Festival “Curta na Praça”

Local: Praça Vicente Cicarino, Centro de Itaguaí

Datas: 26 e 27 de junho

Horários: 18h30 e 20h

Entrada gratuita

Pipoca e refrigerante inclusos

Debate e sorteio de brindes ao final de cada sessão

Leia mais: Alunos de Itaguaí se alimentam de horta cultivada por eles

Beatriz Freitas

Beatriz Freitas é jornalista e redatora no Jornal Atual. Acredita na comunicação com propósito e busca dar voz a quem mais precisa ser ouvido.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com