Facerj volta a colocar Itaguaí na agenda de uma das edições do Conecta
Idealizado com o objetivo de fortalecer o ecossistema empreendedor, promover o associativismo e de impulsionar o desenvolvimento local, evento teve a quinta edição em Guapimirim, onde foi anunciada a decisão
A Casa de Vizeu, em Guapimirim, sediou, na segunda-feira (30), a quinta edição do Projeto Conecta. Trata-se de uma plataforma criada pela Federação das Associações Comerciais em Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj) com o objetivo de fortalecer o ecossistema empreendedor. Ela também busca promover o associativismo e impulsionar o desenvolvimento econômico do estado do Rio de Janeiro. Para isso, usa conexões estratégicas e colaborativas realizadas em diferentes municípios.
Antes de Guapimirim, o Conecta teve edições em Barra Mansa, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes e Teresópolis. Ao contrário do anunciado anteriormente, a cidade de Itaguaí volta à agenda das edições do Conecta. Será uma das quatro cidades que vão receber o projeto esse ano, junto com Macaé, Maricá, e Volta Redonda. O presidente da Facerj, Robson Carneiro, reiterou que a cada edição é eleito um tema como foco das atenções do Conecta, conforme as peculiaridades do município anfitrião. Nesta quinta edição, denominada Guapi-Magé, o foco foi o chamado Pantanal Fluminense, ecossistema presente nos territórios dos dois municípios vizinhos.
Edição voltada para Guapimirim e Magé
A quarta edição da plataforma Conecta reuniu empreendedores, lideranças empresariais, representantes de instituições de fomento, do setor público e de universidades. Foi um dia de troca de experiências e oportunidades de negócios. A edição de Guapi-Magé teve três distintos painéis. Eles focaram em “Inovação, tecnologia e desenvolvimento local”; “Economia verde e azul e Pantanal Fluminense”; e “Associativismo, cooperativismo e economia compartilhada colaborativa”.
A abertura institucional do evento contou com palestras do presidente da Facerj e do Conselho Deliberativo do Sebrae-RJ, Robson Carneiro; do vice-presidente da Facerj, Tito Nalin; do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guapimirim, Marcos Nogueira; da assessora Aline Aguiar, da Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; da coordenadora regional do Sebrae, Margareth Kelly; do deputado federal Luiz Carlos Gomes, que preside a Comissão de Indústria, Comércio e Serviços e é vice-presidente da Frente Parlamentar Mista da Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados; e do vereador Marlon Rocha, presidente da Câmara Municipal de Guapimirim.
Rodadas de negócio durante o evento
As rodadas de negócio constituíram um importante momento do Conecta Guapi-Magé. Elas reuniram oito empresas âncoras e três instituições de crédito. Segundo os organizadores foram 84 empresas inscritas e 74 empresas fornecedoras presentes, resultando num potencial de negócios da ordem de R$ 6.680.000,00, segundo a Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços. A programação também inclui um happy hour para networking e fortalecimento de parcerias.
Leia também: Mangaratiba promove 15ª Conferência Municipal de Assistência Social