quarta-feira, maio 18, 2022
InícioDestaqueEstado inicia em Itaguaí novo modelo de educação voltado ao Ensino Médio

Estado inicia em Itaguaí novo modelo de educação voltado ao Ensino Médio

Adoção de aulas de matemática lúdica dão novo estímulo a estudantes de escolas da rede estadual em três municípios e marca uma nova era no processo de aprendizagem

Um novo modelo de ensino vem sendo desenvolvido em escolas da rede estadual de ensino, por meio de aulas lúdicas, com a introdução de jogos populares, como damas e dominó, o que vem despertando o senso crítico e reeducação financeira dos estudantes, como informa a assessoria da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc). Segundo o órgão, o Novo Ensino Médio (NEM) vem sendo implementado gradativamente em toda a rede, que conta com 160 mil alunos cursando a 1ª série do Ensino Médio.


A Seeduc acrescenta que os estudantes de Itaguaí são os primeiros a ter a mudança curricular, que os possibilitam escolher as disciplinas eletivas. Quanto à matemática, disciplina que não sofreu alteração na base curricular do NEM, o estímulo para que os alunos melhor entendam a disciplina veio da implementação de novas formas de aprendizagem da matéria.

ESCOLAS DE ITAGUAÍ

“Foi o que aconteceu no Colégio Estadual Intercultural Brasil-Japão José Maria de Brito, em Itaguaí, onde cerca de 40 alunos divididos em duas turmas passaram a ter aula de ‘Matemática Lúdica’, nome dado à disciplina que propõe a inserção de jogos e brincadeiras na rotina escolar, como o jogo de damas, o jogo ábaco etc”, orgulha-se o secretário de estado de Educação, Alexandre Valle.


A experiência em Itaguaí vem animando não só os alunos, mas também os professores. “Os estudantes não conseguem esconder o entusiasmo com o novo jeito de estudar matemática”, revela a professora de matemática, Silvana Pereira, que é a responsável por ministrar a aula. “Eles estão respondendo muito bem a essa nova proposta pedagógica de aprendizagem. Estou gostando de ver, estão colocando a mão na massa para valer. Participativos, confeccionam os jogos, estudam cada regra com muito otimismo”, explicou a mestra.

Veja mais de:
Matérias relacionadas

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!