Um novo modelo de ensino vem sendo desenvolvido em escolas da rede estadual de ensino, por meio de aulas lúdicas, com a introdução de jogos populares, como damas e dominó, o que vem despertando o senso crítico e reeducação financeira dos estudantes, como informa a assessoria da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc). Segundo o órgão, o Novo Ensino Médio (NEM) vem sendo implementado gradativamente em toda a rede, que conta com 160 mil alunos cursando a 1ª série do Ensino Médio.
A Seeduc acrescenta que os estudantes de Itaguaí são os primeiros a ter a mudança curricular, que os possibilitam escolher as disciplinas eletivas. Quanto à matemática, disciplina que não sofreu alteração na base curricular do NEM, o estímulo para que os alunos melhor entendam a disciplina veio da implementação de novas formas de aprendizagem da matéria.
ESCOLAS DE ITAGUAÍ
“Foi o que aconteceu no Colégio Estadual Intercultural Brasil-Japão José Maria de Brito, em Itaguaí, onde cerca de 40 alunos divididos em duas turmas passaram a ter aula de ‘Matemática Lúdica’, nome dado à disciplina que propõe a inserção de jogos e brincadeiras na rotina escolar, como o jogo de damas, o jogo ábaco etc”, orgulha-se o secretário de estado de Educação, Alexandre Valle.
A experiência em Itaguaí vem animando não só os alunos, mas também os professores. “Os estudantes não conseguem esconder o entusiasmo com o novo jeito de estudar matemática”, revela a professora de matemática, Silvana Pereira, que é a responsável por ministrar a aula. “Eles estão respondendo muito bem a essa nova proposta pedagógica de aprendizagem. Estou gostando de ver, estão colocando a mão na massa para valer. Participativos, confeccionam os jogos, estudam cada regra com muito otimismo”, explicou a mestra.