Estado anuncia medidas para enfrentamento à violência contra a mulher
O estado do Rio de Janeiro vai reformar os equipamentos de enfrentamento à violência contra a mulher para melhor acolher as vítimas de agressões. A informação foi dada na segunda-feira (25) pela secretária em exercício de Desenvolvimento e Direitos Humanos do estado, Fernanda Titonel.
Durante audiência pública na Assembleia Legislativa (Alerj) na tarde de segunda-feira (25), a superintendente estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Patrícia Xavier, informou que já aconteceu uma vistoria técnica e existem processos em andamento para viabilizar as reformas nos dois espaços. “Além disso, estamos trabalhando para que o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) de Queimados, na Baixada Fluminense, tenha uma casa maior para atender melhor às vítimas do município” adiantou a superintendente.
Subsecretária em exercício de Políticas para Mulheres, Cristiane Lamarão destacou as as ações do ‘Ônibus Lilás’, que leva atendimento itinerante a mulheres em situação de violência. “Retomamos em outubro a agenda do ‘Ônibus Lilás’ e estamos percorrendo o estado. Dez municípios já foram visitados, gerando um total de 135 atendimentos. Até o final do ano, já estão agendados mais sete municípios. Ainda em novembro, o Ônibus Lilás vai a Seropédica (28) e Vassouras (29). Em dezembro, estaremos no dia 5 em Itaguaí, dia 7 em Porciúncula, dia 11 em Magé, dia 12 em São João da Barra e dia 13 em Campos”, disse.