EPL oficializa operações em planta industrial de Seropédica
Depois de um período cercado de expectativas com relação à aprovação da lei que garantiu o Regime Especial do ICMS no estado do Rio, a empresa indiana EPL, que fabrica tubos plásticos para produtos de higiene bucal, beleza e cosméticos, farmacêutica e saúde, alimentação e nutrição, e de cuidados domiciliares, oficializou o início de suas operações no Condomínio da VBI Logística, no bairro Boa Esperança, em Seropédica. Aberta a clientes, autoridades e convidados, a solenidade contou com a presença de executivos da EPL, como o CEO global, Anand Kripalu; o presidente da EPL Américas, Mauro Catopodis; o diretor geral da EPL Brasil, Paulo Roberto Costa; e o diretor geral da EPL México, Roberto Colin.
A cerimônia foi realizada em diferentes etapas, com recepção aos convidados; visita a instalações da fábrica, onde os visitantes puderam observar máquinas de última geração em funcionamento; o momento de discursos; a exibição de um vídeo institucional; e uma confraternização. Dentre os convidados estavam o prefeito de Seropédica, Lucas Dutra dos Santos, o Professor Lucas; os secretários municipais Carlos Alberto Machado de Freitas (Indústria, Comércio, Ciência, Tecnologia e Inovação) e Nelson Matos (Trabalho, Emprego e Renda); o subsecretário de Receita, Fábio Cavalcante; a subsecretária adjunta de Projetos Estratégicos do Estado do Rio de Janeiro, Fernanda Pereira Curdi; e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro, Fábio Picanço.
DESTAQUES AO EMPENHO PELA PRESENÇA EM SEROPÉDICA
Ouvidos pelo ATUAL, participantes do evento foram unânimes em destacar os múltiplos esforços que se somaram contribuindo para a EPL estar em Seropédica. Mauro Catopodis, por exemplo, enfatizou que num negócio extremamente competitivo, a isenção fiscal era, desde cedo, uma premissa para a presença da empresa no Brasil, em razão dos altos tributos vigentes no país. “Quando esse apoio foi confirmado e oficializado em lei, em grande parte pelo empenho do município, para nós foi um divisor e águas”, disse ele, acrescentando que é promissora a expectativa quanto à presença da empresa na cidade. “A reação do mercado brasileira é muito positiva, tanto que já reservamos um espaço para a ampliações de nossas operações. O crescimento está sendo mais rápido do que esperamos”, reforçou.
Com discurso traduzido por Mauro Catopodis, o indiano Anand Kripalu classificou o momento como muito emocionante, e que o projeto instalado em Seropédica jamais teria se tornado realidade sem o apoio da P&G, do Governo do Estado e da Prefeitura de Seropédica. “Essa ajuda foi importante para que alguns soluços na área fiscal fossem superados. O melhor ainda está por vir. O futuro, para nós, está apenas começando no Brasil”, concluiu, sob intensos aplausos dos convidados.
PREFEITO FALA EM MUNICÍPIO ATRATIVO
O prefeito Professor Lucas introduziu o componente político em sua fala ao ATUAL, acentuando que durante muito tempo a cidade atrapalhava a vida das empresas já instaladas e fechava as portas para as que queriam vir. “A nossa missão foi a de virar esse jogo, para que as empresas passassem a enxergar Seropédica como um município atrativo, o que estamos conseguindo em três anos e meio, com a chegada, por exemplo, da BRF, da EPL, da Granado e da Distribuidora de Água Santo Agostinho”, salientou.
O prefeito também falou que faz parte da sua missão atrair empresas para gerar empregos e, por outro lado, qualificar a mão de obra local. Como exemplo, ele citou o CVT, que foi ocupado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, servindo como unidade destinada à qualificação de estudantes seropedicenses. “Ali nos ajudamos as empresas a selecionarem colaboradores, como fizemos com a própria EPL e a Procter & Gamble (P&G). Assim, a gente tira a necessidade de a população só ter emprego na prefeitura ou de precisar sair para outras cidades”, disse.
CONTRIBUIÇÕES RECONHECIDAS POR SECRETÁRIO
Encerrando a solenidade, o secretário Carlos Alberto Machado de Freitas entregou placas homenageando o CEO global da EPL, Anand Kripalu; o presidente da EPL Américas, Mauro Catopodis; e a subsecretária adjunta de Projetos Estratégicos, Fernanda Pereira Curdi. Segundo ele, a deferência se deveu à escolha do município para sediar a empresa no Brasil e, por outro lado, a contribuição para a aprovação da lei que garantiu o Regime Especial do ICMS no estado do Rio de Janeiro, iniciativa essencial para a viabilização dos negócios da EPL em Seropédica.
O secretário Carlos Alberto Machado de Freitas também destacou a contribuição do diretor Jurídico e de Relações de Governo da P&G, Francisco Bernardes Costa, que, segundo ele, teve papel decisivo nas tratativas necessárias ao início das operações da EPL na cidade, em razão de sua atuação como executivo da multinacional americana e de sua experiência no relacionamento com as autoridades do Governo do Estado, num papel decisivo nas articulações junto à Assembleia Legislativa do Estado do Rio para a aprovação da lei do Regime Especial do ICMS. “Hoje é um dia de muita alegria, coroando a oportunidade de trabalhar com liberdade”, discursou o secretário, destacando uma das características da gestão do prefeito Professor Lucas.