Encontro latino-americano e caribenho discutirá sustentabilidade em ambientes de montanha
DEBATE VERDE A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promoverá, juntamente com outros parceiros, o I Encontro Internacional da Rede Latino-Americana e Caribenha de Pesquisa e Inovação em Ambientes de Montanha, evento totalmente on-line e gratuito, que será realizado entre os dias 11 e 13 de maio. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo endereço https://www.lacmont2021.com.br/.
A reflexão acadêmica levará em conta o fato de que os ambientes de montanha vêm ganhando a atenção de boa parte das instituições de pesquisa mundiais devido ao seu potencial e à necessidade de desenvolver políticas sustentáveis que os envolvam.
Segundo o site da Embrapa, o evento tem como mote a criação e a efetiva estruturação da Rede, cuja formação foi formalizada durante a conferência Mountains 2018, realizada no município serrano fluminense de Nova Friburgo. Estão previstos debates sobre a transdisciplinaridade da pesquisa em territórios de montanha, com o intuito de observar oportunidades e definir prioridades para a Lacmont, além de outros sobre a governança da Rede e as diretrizes para o seu funcionamento. Mas, para além da estruturação normativa da Rede, a iniciativa espera trazer relatos de experiências relacionados à pesquisa e à inovação em territórios de montanha. Os interessados em mandar seus relatos podem se inscrever e encaminhar o material até o dia 10 de abril. O material será avaliado por uma comissão científica e dez serão selecionados para apresentação durante o evento.
A Rede Latino-Americana e Caribenha de Pesquisa e Inovação em Ambientes de Montanha engloba instituições de diversos países de seu território de abrangência, e sua meta é avançar cooperativamente em pesquisas sobre diferentes temas relacionados com as montanhas, de forma a gerar informação, conhecimento e outras iniciativas conjuntas para conservação, recuperação, promoção de serviços ambientais e desenvolvimento sustentável desses ambientes. “O objetivo é reforçar a pesquisa na área e estabelecer metas para melhorar a vida das pessoas, com sustentabilidade”, afirma o pesquisador da Embrapa Agrobiologia Renato Linhares, presidente da comissão organizadora do evento (Com informações da Embrapa).