Em Coroa Grande, dois blocos estreiam, mas sem desfilar

Dona de um visual que fica longe de encantar os visitantes como os que eles encontram nas ilhas próximas e nas cidades vizinhas de Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty, Coroa Grande, mesmo assim tem os seus encantos, seduzindo muitos visitantes atraídos pela tranquilidade, pelo ambiente bucólico, pela gentileza de sua gente e até mesmo pela memória sentimental, ingrediente presente nas opções de muitas pessoas que por ali circulam, de passagem, como veranistas ou como residentes. 

O Bloco Mulheres 100% Itaguaí estreou com sua concentração na Praça dos Golfinhos (Renato Reis)

Um dos atrativos do bairro são os blocos de embalo, que fazem muito sucesso nos períodos carnavalescos, tornando-se uma opção frequente para quem gosta de cair na folia. Além das agremiações tradicionais que pontuam no lugar, como o Bloco da Cachaça e o Bloco do Boi Hola, ambos com agitos acompanhados pelo ATUAL, duas novas sociedades marcaram presença no Carnaval 2024, com estreias reunindo não muitos, mas animados foliões – os blocos Mulheres 100% Itaguaí e Recanto dos Amigos.     

Representantes do 100% Itaguaí e do tradicional Bloco do Boi Hola em momento de integração (Renato Reis)

PROJETOS PARA DEPOIS DO CARNAVAL

Os dois novatos na folia de Coroa Grande tiveram pontos em comum, a começar pelo dia em que iniciaram suas atividades, a segunda-feira (12). Outra coincidência foi a estreia no Carnaval sem os tradicionais cortejos, substituídos apenas por concentrações, na Praça dos Golfinhos e na área da orla junto ao píer local, respectivamente. Nem mesmo a chuva que ameaçou se tornar mais intensa na tarde da segunda afastou por completo os integrantes das novas agremiações, acrescentando mais dois ingredientes à receita da programação do Carnaval de Coroa Grande.    

O Bloco Recanto dos Amigos animou a área da orla junto ao píer local, no restaurante de mesmo nome (Divulgação)

No caso do Bloco Mulheres 100% Itaguaí, os organizadores anunciaram que a ideia é não restringir as atividades somente ao período carnavalesco. Eles já planejam uma série de atividades artísticas, sociais e culturais, compondo uma agenda que nasce com a proposta de mobilizar a cidade durante todo o ano, integrando diferentes gerações, com participantes de ambos os sexos. Quanto à folia propriamente dita, eles prometem uma melhor estruturação para que no Carnaval 2025 a folia seja completa, com desfile e tudo.

Renato Reis

Renato Reis é bacharel em Comunicação Social, graduado em Jornalismo pela Universidade Gama Filho e atua como editor da edição digital do Jornal Atual.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com