Diretores do Comitê Guandu-RJ participam do lançamento da Frente Parlamentar pelas Águas
Conforme anunciou a coluna Direto ao Ponto, do ATUAL, foi instalada, na quarta-feira (25), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) a Frente Parlamentar em Defesa da Água, colegiado criado com o objetivo de debater leis que tratam da água, para que parlamentares e atores do sistema de Gestão de Recursos Hídricos possam debatê-los e conduzi-los, buscando melhores resultados, além de servir de plataforma para a participação e encaminhamento das demandas dos comitês de bacias.
Estiveram presentes na sessão o diretor geral do Comitê Guandu-RJ, Paulo de Tarso Pimenta (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) e os diretores Julio Cesar Antunes (Cedae), Lívia Soalheiro (Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade) e Nelson Reis Filho (Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente). Subsecretária de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, Renata Bley ocupou lugar na mesa que dirigiu a solenidade e participou da audiência, presidida pelo deputado Gustavo Schmidt. “A Frente é uma oportunidade que os comitês têm de participar dos projetos e emendas relativos à gestão das águas na casa. É do nosso interesse e de toda sociedade fazer com que as discussões, independentemente das ideologias políticas, sejam amplas e de acesso aos atores, para que as decisões atendam às necessidades e consonância com a proteção, conservação e preservação das águas”, destacou Paulo de Tarso, diretor geral do Comitê Guandu-RJ.
A Frente Parlamentar em Defesa da Água é a primeira instalada por um estado no Brasil e já tem a adesão/participação de 30 dos 70 deputados da Alerj. A expectativa é que seja uma porta de entrada à gestão participativa das águas no estado, onde se possa debater alguns projetos de lei que tramitam na casa e buscar melhores caminhos e avanços à gestão dos recursos hídricos e consequentemente a toda população.