domingo, novembro 28, 2021
InícioSem categoriaDia Internacional do Idoso – Conectando com a Manu

Dia Internacional do Idoso – Conectando com a Manu

Você acha que está envelhecendo? Imagina-se com rugas? Cabelo branco? Nessa semana comemoramos o Dia Internacional do Idoso. Afinal, o que é ser idoso? A partir de qual idade começamos a envelhecer e quando nos tornamos idosos? A maioria de nós vai chegar lá. Hoje em dia é muito comum conhecer alguém com 95 anos. Até 100 anos. Nós poderemos chegar a essa idade no futuro facilmente. Hoje a qualidade de vida e os avanços na medicina fazem com que cada vez mais as pessoas cheguem mais longe em questão de idade. Oficialmente, ser idoso é ter uma idade acima de 60 anos. Mas eu conheço tantas pessoas muito bem de saúde. Verdadeiros garotos e garotas de 60 anos ou mais. E conheço pessoas que não saem de casa e não tem uma boa saúde com menos de 30 anos. Então esse “oficialmente” pode ser bem relativo. Alguns estudiosos na área do

Você acha que está envelhecendo? Imagina-se com rugas? Cabelo branco?

Nessa semana comemoramos o Dia Internacional do Idoso. Afinal, o que é ser idoso? A partir de qual idade começamos a envelhecer e quando nos tornamos idosos? A maioria de nós vai chegar lá. Hoje em dia é muito comum conhecer alguém com 95 anos. Até 100 anos. Nós poderemos chegar a essa idade no futuro facilmente. Hoje a qualidade de vida e os avanços na medicina fazem com que cada vez mais as pessoas cheguem mais longe em questão de idade. Oficialmente, ser idoso é ter uma idade acima de 60 anos. Mas eu conheço tantas pessoas muito bem de saúde. Verdadeiros garotos e garotas de 60 anos ou mais. E conheço pessoas que não saem de casa e não tem uma boa saúde com menos de 30 anos. Então esse “oficialmente” pode ser bem relativo. Alguns estudiosos na área do envelhecimento dizem que começamos a envelhecer desde o momento em que nascemos. Do nascimento em diante é só ladeira a cima. Mas eles também dizem que começamos a notar esse envelhecimento mesmo a partir dos 30 anos.

Um dia começa  aparecer alguns fios brancos de cabelo. Algumas marcas na pele. São sinais. Mas o importante desse dia é falar que, independente da idade, se é idoso ou jovem, nós temos que nos cuidar. Fazer atividade física, comer alimentos saudáveis, beber bastante água, praticar alguma atividade artística (como aprender um instrumento, teatro, fotografia, pintura…). Isso em qualquer idade. Nós podemos ver que os idosos mais saudáveis, aqueles que são menos esquecidos, que não tem dores no corpo todo, que são verdadeiros jovens experientes, são os que se mantém ativos. Os que acordam e vão dar uma caminhada, vão aprender coisas novas, vão socializar, se alimentam de forma saudável. E vemos que tudo isso é o que todos nós devemos fazer desde sempre. Por isso, é melhor começar desde cedo a fazer essas coisas pra não ter q aprender a fazer tudo isso só quando for mais velho. Temos que valorizar muito os profissionais que estudam o envelhecimento e fazem com que os idosos de hoje vivam mais e melhor. Minha mãe é fisioterapeuta especialista em envelhecimento. É lindo ver como ela ama trabalhar nessa área e como os “idosos” são ativos e gostam de se cuidar. Amo ver como existem jovens de mais 60 aos e ver que realmente a idade é relativa.

Vamos sempre valorizar os idosos. Pessoas que já viveram muito e tem muita história para contar. Vamos sempre cuidar deles porque amanhã seremos nós jovens e adultos a chegar lá. E assim como queremos ser bem cuidados, também temos que cuidar bem deles. Nossos avós, tios, pais. Todos merecem cuidado, carinho, atenção, respeito e amor.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!