Desembargador João Ziraldo Maia toma posse como presidente do TRE-RJ
O desembargador João Ziraldo Maia tomou posse como novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) durante sessão solene na sexta-feira (24), no Pleno do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Ele já ocupou os cargos de vice-presidente e corregedor da Corte.
Em seu discurso de posse, o desembargador, que fica como presidente até o fim do ano, disse que pretende dar prosseguimento a projetos já em andamento, como o programa Eleitor do Futuro, cujo objetivo é levar ações socioeducativas a estudantes de escolas públicas e particulares. Continuar o cadastramento biométrico do eleitorado fluminense também está na pauta.
Formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Ziraldo Maia – que ingressou na magistratura estadual em 1992 – lembrou os atentados golpistas contra as sedes dos Três Poderes em Brasília no último dia 8 de janeiro. “Que essa data, o dia da infâmia, jamais seja esquecida”.
NOVOS MEMBROS
Na mesma ocasião, o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, ex-presidente do TJRJ, tomou posse como membro do TRE-RJ e assumiu a Vice-Presidência da Corregedoria Regional Eleitoral. Em seu pronunciamento, ele ressaltou a evolução da Justiça Eleitoral ao longo de 90 anos, sobretudo, no aspecto tecnológico: “As urnas eletrônicas representam pioneirismo e evolução na garantia do sigilo do voto. Não há espaço para retrocesso”.
A juíza Daniela Bandeira de Freitas também foi empossada como membro titular do TRE-RJ. Ela é neta de Moacyr Rebello Horta, que presidiu a Corte estadual entre 1975 e 1979, antes da fusão entre o estado e a Guanabara.