terça-feira, novembro 30, 2021
InícioItaguaíDefesa Civil amplia número de cadastros

Defesa Civil amplia número de cadastros

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) informou que os quatro primeiros meses de 2019, foi registrado um crescimento de aproximadamente 45% no número de cadastros do serviço gratuito de mensagens de alertas por SMS. O serviço, que tem como objetivo de alertar a população para situações de risco, como previsão de chuva forte, inundações e possibilidade de deslizamentos, entre outras situações, atingiu 1.169.222 de CEPs cadastrados. A ferramenta amplia o alcance dos avisos, dando maior tempo de reação aos moradores de áreas vulneráveis a fim de evitar tragédias. “O aumento do número de cadastros significa que a população está cada vez mais interessada nas informações de prevenção de desastres. Os dados estatísticos dos quatro primeiros meses de 2019 do sistema IDAP – Interface de Divulgação de Alertas Públicos –

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) informou que os quatro primeiros meses de 2019, foi registrado um crescimento de aproximadamente 45% no número de cadastros do serviço gratuito de mensagens de alertas por SMS. O serviço, que tem como objetivo de alertar a população para situações de risco, como previsão de chuva forte, inundações e possibilidade de deslizamentos, entre outras situações, atingiu 1.169.222 de CEPs cadastrados. A ferramenta amplia o alcance dos avisos, dando maior tempo de reação aos moradores de áreas vulneráveis a fim de evitar tragédias.

“O aumento do número de cadastros significa que a população está cada vez mais interessada nas informações de prevenção de desastres. Os dados estatísticos dos quatro primeiros meses de 2019 do sistema IDAP – Interface de Divulgação de Alertas Públicos – mostra que tivemos um aumento expressivo nos CEPs inscritos no estado do Rio de Janeiro”, afirmou a tenente-coronel Sílvia Santana do Amaral, diretora do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ).

De acordo com a Sedec, até o mês de abril foram emitidas 859 mensagens. As datas que tiveram maior número de envios de SMS foram 04 de janeiro, 03 e 12 de fevereiro. Os dez municípios com maior percentual de cadastros são: Angra dos Reis, Nova Friburgo, Mangaratiba, Niterói, Petrópolis, Teresópolis, Areal, Paraty, Cachoeiras de Macacu e Maricá.

Para o cidadão se cadastrar, é necessário enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199, informando o CEP da área de interesse. Uma mesma pessoa pode cadastrar quantos CEPs quiser, mas é necessário enviar um de cada vez. O serviço é gratuito.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!