Concentra Imperial elege em Itaguaí samba para o Carnaval 2026
Agremiação originária de Santa Cruz tem agora o desafio de criar um elo entre as comunidades carnavalescas itaguaiense e do bairro imperial carioca
Abraçando o desafio de criar uma comunhão entre as comunidades carnavalescas do bairro carioca de Santa Cruz e da cidade de Itaguaí, de modo a pavimentar o caminho rumo ao êxito no desfile do Carnaval 2026, marcado para a Estrada Intendente Magalhães, a Escola de Samba Concentra Imperial elegeu, no sábado (25), o samba-enredo que vai embalar o desfile da agremiação no próximo ano. A letra vitoriosa é a assinada pelos compositores Glauco Leão, Bebetinho, Douglas Ramos, Nito de Souza, Naval, Marquinhos Beija-Flor, Júlio Assis, JH e Leandro Maninho. A Concentra Imperial desfila pela Série Bronze da Superliga Carnavalesca, sendo a primeira escola a se apresentar na sexta-feira, 20 de fevereiro.

Co-irmãs marcaram presença
A noite da escolha, no Galpão do Samba, no bairro do Jardim América, teve abertura com o Grupo Tropical. Participaram da festa integrantes de instituições como a Superliga Carnavalesca, da Liga Arrasta Rio e da Liga Brasil de Blocos de Rua. Também marcaram presença representantes de co-irmãs como Acadêmicos de Santa Cruz, Mocidade Independente de Padre Miguel e Unidos da Vila Kennedy. Integrantes do Bloco Carnavalesco Boêmios de Sepetiba igualmente fizeram a festa na ocasião.

Três sambas disputaram
Três sambas concorreram ao privilégio de representar a Concentra Imperial na Intendente Magalhães, levando o enredo que homenageia a saudosa carnavalesca Rosa Magalhães. Além da composição vencedora, também concorreu a canção composta por Elias Andrade, Rafael Lima, Luiz Brasília, Wolkester Rolleigh, Dgr7 e Ramon Luan. A terceira competidora foi a letra assinada pelos compositores Ditão, Gabil do Cavaco, Dunga, Léo dos Santos, Climagia e Rogério do Gelo. Este último foi o único nome de Itaguaí com presença na final.

Homenagem a ícone do Carnaval
Coube ao presidente Marcos Ramos iniciar o rito oficial de anúncio do samba vencedor. Essa responsabilidade ele transferiu para o carnavalesco Fábio Giampietro, depois de fazer um pequeno histórico da escola e de enfatizar o desafio de superar eventuais adversidades para consolidar a presença da agremiação na cena do Carnaval carioca. Giampietro, por sua vez, salientou que escolha recaiu sobre a proposta que melhor traduziu, em música e poesia, o legado da grande homenageada da escola, a carnavalesca Rosa Magalhães, um dos maiores nomes do universo carnavalesco do país, que também foi responsável pela direção da festa de encerramento das Olimpíadas de 2016, no Rio.
Leia também: Itaguaí promove o 3° Festival de Cultura Urbana



