Comitê Guandu-RJ reúne secretários de Meio Ambiente
Secretários do Meio Ambiente da Região Hidrográfica II conhecem projetos em andamento e são instados a informar como municípios podem colaborar
Gestores de órgãos ambientais municipais da região se reuniram na quinta-feira (11), no 1º Fórum de Secretários do Meio Ambiente da Região Hidrográfica II, em 2019, realizado no campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) em Paracambi. A reunião contou com a participação dos representantes dos municípios de Queimados, Engenheiro Paulo de Frontin, Barra do Piraí, Mendes, Itaguaí, Paracambi, Rio Claro, Vassouras, Nova Iguaçu, Japeri, Mangaratiba e Piraí. Os principais projetos em andamento no Comitê Guandu-RJ foram apresentados e discutidos pelos presentes, para que cada município avalie como pode contribuir para a sua execução.
A prefeita de Paracambi, Lucimar Cristina Ferreira, recepcionou os secretários, desejando que todos tivessem uma reunião produtiva e que bons frutos pudessem sair do encontro. Todos se apresentaram e falaram um pouco sobre as expectativas que a parceria com o Comitê Guandu lhes suscitava. Depois, foi a vez do pronunciamento da diretoria colegiada, que discursou sobre a importância dessa integração, pedindo para que todos os municípios presentes dessem um voto de confiança ao Comitê Guandu-RJ como instância que faz a diferença no meio ambiente na RH-II.
Diretora executiva do Comitê Guandu, Andreia Loureiro deu início à apresentação sobre o órgão e passou a palavra aos especialistas da secretaria executiva para a apresentação dos projetos, incluindo abordagem sobre o Manual Operativo do Plano Estratégico de Recursos Hídricos (MOP/PERH), ferramenta que norteia a implementação das metas definidas pelo Comitê Guandu. Todos os representantes dos municípios receberam uma cópia impressa do PERH Guandu para posterior consulta.
O saneamento rural foi o segundo item discutido, contando com a apresentação de representante do Consórcio Profil-TSA, responsável pela execução da fase de levantamento de dados do projeto. O palestrante detalhou quais os critérios levados em conta na definição de quais áreas são ou não rurais. Especialista administrativo da Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul (Agevap), Marcelo Cruz falou sobre o andamento do processo de contratação de empresa que vai ministrar o curso de Direito em Saneamento Ambiental. Ele discorreu também sobre a aquisição dos equipamentos de proteção individual para as equipes encarregadas do combate a incêndios florestais. Segundo Marcelo Cruz, a compra dos equipamentos já está com data do ato convocatório marcada para 30 de julho.
Especialista em recursos hídricos da Agevap, Gabriela Teixeira contou um pouco sobre o “Produtores de Água e Floresta”, projeto bem-sucedido do Comitê Guandu-RJ, que atualmente está em fase de expansão nas regiões de Sacra Família e Santana, no município de Rio Claro.