Cláudio Castro fala sobre gasoduto que ligará Santos a Itaguaí
Durante evento de início das obras da Escola Técnica Roberto Rocca, em Santa Cruz, nesta segunda-feira (21), o governador Cláudio Castro falou com exclusividade ao Jornal Atual sobre o projeto da Rota 4B.
Trata-se de um gasoduto para escoamento de gás da Bacia de Santos (SP) até Itaguaí, para transportar 20 milhões de m³/dia de gás que aumentaria a oferta para atender várias demandas econômicas e de meio ambiente.
A Rota 4B em Itaguaí também é uma oportunidade para ampliar o potencial do Arco Rodoviário Metropolitano no sentido de facilitar a instalação de novas indústrias, já que região tem um complexo siderúrgico formado pela Gerdau e a Ternium, além do Porto de Itaguaí e do Porto Sudeste.
Castro disse que tem se esforçado para tirar o projeto do papel: “Estou lutando muito junto a Petrobras e à agência reguladora para que a gente possa trazer esse investimento para cá. Já conversei com a Shell e estamos nos esforçando para trazer a 4B que é tão importante para a região”, pontuou o governador ao repórter Jupy Junior (veja o vídeo abaixo):
Em junho deste ano, em outro evento, Cláudio Castro lembrou que 55,8% da produção nacional de gás natural é proveniente do Rio de Janeiro. Por isso, o Porto de Itaguaí poderá se tornar um dos polos de escoamento dessa produção: “A perspectiva é de um crescimento ainda mais significativo da produção de gás nos próximos anos, principalmente nos campos do pré-sal. Temos dois grandes desafios, o escoamento da produção e a monetização do grande volume que será produzido, preferencialmente através da chegada de novas indústrias, gerando emprego e renda para a população de nosso estado e aquecendo a cadeia econômica local”, afirmou na ocasião.