sexta-feira, outubro 22, 2021
InícioSem categoriaCentro Integrado de Comando e Controle reforçará segurança em municípios da Baixada

Centro Integrado de Comando e Controle reforçará segurança em municípios da Baixada

O Governo do Estado vai investir R$ 15 milhões no Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da Baixada Fluminense (CISBAF) composto por 13 municípios da região, além de Mangaratiba.  O grupo é responsável pela construção do primeiro Centro Integrado de Comando e Controle (CICC-BF) fora da capital. Os recursos são oriundos do Fundo Especial da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O anuncio foi feito nesta segunda-feira (21), pelo governador Wilson Witzel, que destacou a importância da Baixada Fluminense ter um sistema integrado voltado exclusivamente à segurança pública. “Sabemos o desafio que é reduzir os índices de criminalidade na região da Baixada Fluminense. Por isso, um Centro Integrado de Comando e Controle servirá para ampliar a capacidade das polícias Militar e Civil, que poderão utilizar, entre outra

O Governo do Estado vai investir R$ 15 milhões no Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da Baixada Fluminense (CISBAF) composto por 13 municípios da região, além de Mangaratiba.  O grupo é responsável pela construção do primeiro Centro Integrado de Comando e Controle (CICC-BF) fora da capital.

Os recursos são oriundos do Fundo Especial da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O anuncio foi feito nesta segunda-feira (21), pelo governador Wilson Witzel, que destacou a importância da Baixada Fluminense ter um sistema integrado voltado exclusivamente à segurança pública. “Sabemos o desafio que é reduzir os índices de criminalidade na região da Baixada Fluminense. Por isso, um Centro Integrado de Comando e Controle servirá para ampliar a capacidade das polícias Militar e Civil, que poderão utilizar, entre outras ferramentas, o sistema de reconhecido facial, que tem mostrado resultados efetivos na capital”, afirmou o governador.

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC-BF) será construído na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, no bairro Jardim 25 de Agosto, em Duque de Caxias. Recursos tecnológicos para gestão efetiva e integrada da segurança pública serão utilizados no prédio, nos mesmos moldes do CICC da capital, localizado na Cidade Nova, o que permitirá a conectividade entre os órgãos (além das polícias, Corpo de Bombeiros, SAMU e Guardas Municipais, entre outros).

Segundo o Governo do Estado, o consórcio contará ainda com sistemas de inteligência, cinturão eletrônico, monitoramento por vídeo para regiões urbanas, redes de comunicação e usará softwares inteligentes de reconhecimento facial, placas e notas fiscais. “O Centro Integrado de Comando e Controle é intermunicipal, haverá uma infraestrutura para cercar todas as rodovias, entre elas a BR 101, a Rio-Santos, a Dutra e o Arco Metropolitano. A ideia é realizar o monitoramento da região com equipamentos modernos e uma infraestrutura que permitirá a fiscalização de caminhões de cargas que possam estar transportando armas ou drogas”, explicou o presidente do CISBAF e prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!